Sábado tem concerto com a Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo no EducaMais Jacareí

Escutar áudio do texto

Regência do maestro Fábio Prado; ingressos gratuitos uma hora antes do espetáculo

 

Apresentação da Jazz Sinfônica faz parte das celebrações do aniversário da cidade. Foto: DivulgaçãoA Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo se apresenta neste sábado (30), às 11h, no EducaMais Jacareí, sob a regência do maestro Fábio Prado. Os ingressos gratuitos serão distribuídos uma hora antes no local – Av. Davi Monteiro Lino, 3595. A apresentação encerra a agenda do mês de aniversário da cidade, que completou 364 anos em 3 de abril.

A Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo foi criada em 1990, pela Secretaria de Estado da Cultura, com a proposta de dar tratamento sinfônico à música popular brasileira e universal. Sua formação, bastante singular, une a orquestra nos moldes eruditos a uma bigband de jazz, produzindo uma sonoridade ímpar e lhe conferido protagonismo na criação de uma nova estética orquestral brasileira.

O grande maestro Cyro Pereira, fundador da orquestra, criou o repertório fundamental da Jazz, transpondo melodias populares de compositores como Luiz Gonzaga, Tom Jobim e Pixinguinha para a grandiosidade do som sinfônico.

A orquestra já dividiu o palco com músicos brasileiros e internacionais, como Tom Jobim, Gal Costa, João Bosco, Diane Schuur, Dee Dee Bridgewater, Paquito D’Rivera e muitos outros. João Maurício Galindo é o Diretor Artístico e Regente Titular da Jazz Sinfônica e Fábio Prado é seu regente adjunto. Desde janeiro de 2012, a orquestra é administrada pela Organização Social de Cultura Instituto Pensarte.


EDUCAMAIS_JACAREIO maestro
– Fábio Prado é maestro e arranjador. Iniciou sua vida musical em 1977, participando da comunidade Coral Luther King. Em 1980 começou a estudar trompa no Conservatório do Brooklin com o professor Mário Rocha. Logo começou a tocar em orquestras, com destaques para as Orquestra Sinfônica da Paraíba (1982/1983), Orquestra Sinfônica de Campinas (1984/1987), OSESP (1988/1997) e Orquestra Jazz Sinfônica (1997/2004).
Ganhou prêmios nos concursos jovens solistas das OSESP, OSPA e OSJMSP. Nos anos 90 também desenvolveu diversas atividades, como produção de trilhas publicitárias  (1990/1994), produção de eventos musicais e consultoria na área de música eletrônica. Em 1994 escreveu o livro “MIDI, GM e GS – Guia Prático”. É tradutor do programa Band- in-a-Box da canadense PGMusic desde 1997.

De 1999 a 2001 foi editor da revista “Cover Teclado”. De 2006 a 2008 produziu e apresentou programas musicais nas Rádios Cultura FM e AM.

Estudou com Roberto Tibiriçá, Lutero Rodrigues, Aylton Escobar e Ira Levin. Teve aulas de orquestração com Cyro Pereira. Em 2005 tornou-se maestro assistente da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo. Neste mesmo ano foi assistente da Orquestra Filarmônica de São Bernardo do Campo. Em maio de 2010 faz sua estreia internacional, com dois concertos na Itália. Em 2009 recebeu o título de mestre pela ECA-USP, com a dissertação ‘O Carinhoso de Cyro Pereira: Arranjo ou Composição?’. Atualmente também ministra cursos e palestras sobre regência, arranjo/orquestração e de história da música.

 

(Secretaria de Comunicação Social/PMJ)