Divulgados locais e regras para eleição do Conselho Gestor de revisão do Plano Diretor de Jacareí

Clique para ver a imagem ampliada (com os locais de votação)

A Prefeitura de Jacareí já definiu a data e os locais de votação da eleição que irá definir os membros da sociedade civil que irão compor o Conselho Gestor que coordenará o processo de revisão do Plano Diretor do município. A eleição ocorre em 6 de novembro, das 9h às 17h, em nove postos instalados nas cinco regiões da cidade (Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro).

Poderão participar da votação todos os eleitores do município com o título emitido até 31 de maio de 2021. Para votar, basta comparecer a qualquer um dos nove locais de votação e apresentar o título eleitoral. Na impossibilidade de levar o título, o eleitor poderá apresentar um documento de identificação oficial com foto, como carteira de identidade, carteira nacional de habilitação, passaporte, carteira de trabalho ou certificado de reservista. O regulamento consta no Boletim Oficial do Município nº 1414, publicado no dia 1º de Outubro.

A votação será em cédula impressa, a qual conterá o nome de todas as entidades e movimentos sociais que concorrem a uma vaga no Conselho. Cada eleitor deverá escolher apenas um candidato de cada segmento. O voto em dois ou mais candidatos de um mesmo segmento será considerado nulo. Entretanto, a cédula de votação permanece válida nos votos proferidos corretamente nos demais segmentos.

Ao todo, 23 entidades e movimentos sociais tiveram suas candidaturas homologadas e concorrerão as 12 vagas da sociedade civil no Conselho Gestor.

I – MOVIMENTOS POPULARES E/OU COLETIVOS
  • ASSOCIAÇÃO DO JARDIM PARAÍSO E JARDIM YOLANDA
  • ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DO JARDIM COLÔNIA
  • ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DO PARQUE CALIFÓRNIA
  • ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DO VILA BRANCA
  • ASSOCIAÇÃO DOS PROPRIETÁRIOS E MORADORES DO JARDIM SIESTA
  • CULTURA NO MORRO
  • NÚCLEO DE ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA, PERMACULTURA E AGROECOLOGIA URBANA
  • QUILOMBO CORAÇÃO VALENTE

II – ENTIDADES DE CLASSE SINDICAL
  • SINDICATO DOS ENGENHEIROS DO ESTADO DE SÃO PAULO
  • SINDICATO DOS TRABALHADORES DAS INDÚSTRIAS METALÚRGICAS, MECÂNICAS E DE MATERIAL ELÉTRICO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, CAÇAPAVA, JACAREÍ E SANTA BRANCA
  • SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS DO PAPEL, PAPELÃO, CELULOSE, PASTA DE MADEIRA PARA PAPEL

III – EMPRESAS E/OU ENTIDADES PROFISSIONAIS
  • ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DE JACAREÍ – ACI JACAREÍ
  • ASSOCIAÇÃO DAS CONSTRUTORAS DO VALE DO PARAÍBA – ACONVAP
  • ASSOCIAÇÃO DAS EMPRESAS DE MINERAÇÃO DE JACAREÍ
  • CENTRO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SÃO PAULO – CIESP
  • SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE JACAREÍ
  • SINDICATO RURAL DE JACAREÍ

IV – ENTIDADES ACADÊMICAS E DE PESQUISA
  • FACULDADE DE TECNOLOGIA PROFESSOR FRANCISCO DE MOURA – FATEC JACAREÍ
  • INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO

V – ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL
  • ASSOCIAÇÃO CRIANÇA ESPECIAL DE PAIS E COMPANHEIROS – CEPAC
  • ASSOCIAÇÃO DOS ENGENHEIROS E ARQUITETOS DE JACAREÍ – AEAJ
  • ASSOCIAÇÃO PAULO GRAÇA
  • INSTITUTO SOCIOAMBIENTAL SUINÃ

Sobre o Conselho Gestor de Revisão do Plano Diretor

O Conselho Gestor será composto por sete representantes do Poder Público Municipal e 12 representantes da sociedade civil organizada, sendo responsável por todo o processo de revisão do Plano Diretor de Jacareí, desde o acompanhamento dos estudos técnicos, que farão parte do diagnóstico do município, até a realização dos eventos com a comunidade, para coleta de sugestões de alteração no Plano Diretor Municipal.

As vagas da sociedade civil serão destinadas a entidades e movimentos sociais ligados às questões urbanas, que indicarão os membros titulares e suplentes para participar das reuniões e demais atividades deliberativas. O trabalho no Conselho Gestor será voluntário, não havendo qualquer remuneração.

Legenda: Prefeitura divulga locais e regras para eleição do Conselho Gestor de revisão do Plano Diretor