“Divas Irmãs de Sangue” revela nuances e cores do grafite

Escutar áudio do texto
FotoV_Exp Divas 700 (1)
Exposição de Mister Fred pode ser vista até dia 27 no EducaMais Jacareí. Foto: Valter Pereira/PMJ

Nina Simone, Lauryn Hill, Whitney Houston e as brasileiras Paula Lima, Zezé Motta e Alcione são alguns dos nomes que inspiram a exposição “Divas Irmãs de Sangue”, que pode ser vista até 27 de abril no espaço Tomie Otake do EducaMais Jacareí.

No total são 20 ‘divas’ negras retratadas pelo grafiteiro Mister Fred, que transferiu para o papel a arte que aplica nos muros. “Os trabalhos são feitos com grafite e estêncil. Na verdade, parti da mesma técnica que aplico nos muros, mas que com o tempo fui aperfeiçoando até chegar nesse resultado mais elaborado, com quantidade de cores que chega a próximo do realismo”, revela.

O artista explica que a exposição era uma ideia antiga: “Eu já tinha em mente esse trabalho. Observo muito à minha volta e mas me sentia incomodado com o fato de não ter visto nenhuma exposição homenageando de fato mulheres e mulheres negras. Então decidi colocar a ideia em prática usando mulheres que foram e são grandes influências para mim”.

Por fim o projeto obteve premiação no edital do PROAC Culturas Negras, dando suporte para a realização de Divas Irmãs de Sangue, que já percorreu São Paulo, São José dos Campos, Ilha Bela e Campinas e foi vista por mais de 30.000 pessoas.

Tive o privilégio de ser convidado pelas maiores feiras de cultura negra do Brasil entre elas, Feira Preta Cultural São Paulo e Feira Afro Mix Campinas”, ressalta Fred. Depois de Jacareí, segue para Bragança Paulista, Taboão da Serra, Barretos e Rio de Janeiro, entre outras cidades.

FotoV_Exp Divas 700 (3)
No total, são 20 ‘divas’ negras retratadas pelo grafiteiro Mister Fred. Foto: Valter Pereira/PMJ

Sobre a escolha dessas mulheres negras que se destacam no cenário cultural, ele diz que a ideia surgiu “através de muita observação e pesquisa”. “Divas pelo fato de todas as mulheres retratadas na exposição serem divas no dia a dia para muitas pessoas. Irmãs de Sangue segue pelo fato da luta diária que mulheres enfrentam para conseguir seu espaço diante de uma sociedade, muitas vezes, machista e também pela grande dificuldade de ser negra em uma sociedade que ainda classifica pessoas por sua cor de pele, por isso o nome Irmãs de Sangue, porque somos todos irmãos de sangue”, reflete.

As homenageadas são Lauryn Hill, Paula Lima, Whoopi Goldberg, Michelle Fernandez, Queen Latifah, Negra, Li, Sandra de Sá, Alcione, Kathlee Cleaver, Erykah Badu, Mc Lyte, Whitney Houston, Zezé Motta, Nina Simone, Missy Elliott, Aaliyah, Rita Marley, Carolina Maria de Jesus, Dona Ivone de Lara e Ellen Johnson Sirleaf.

O artista – Mister Fred, 30 anos, nasceu em São José dos Campos (SP) e iniciou a partir da dança. “Comecei a fazer grafite em 1998, quando dançava dança de rua. Sempre tive muita influência da minha mãe para o desenho. De fato, naquele ano, vi um desenho em um muro e decidi tentar fazer algo parecido, estava pintando do jeito bem tradicional brasileiro com tinta Látex e rolinho, foi quando meu pai viu e comprou dois sprays para mim, um preto e um vermelho. Assim começou minha carreira como grafiteiro, depois desse dia nunca mais parei”, relata.

(Rosana Antunes/PMJ)