Diretoria de Trabalho e Renda finaliza ano com índices positivos

Contrariando o panorama econômico que o país enfrenta, Jacareí encerra este ano como destaque regional quando o assunto é geração de emprego e renda.

Ao manter o maior índice de empregabilidade entre as cidades que compõem a Região Metropolitana do Vale do Paraíba, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), Jacareí conseguiu destacar-se ao caminhar para um fechamento anual com um saldo positivo superior a 1.000 posições preenchidas na cidade.

Para Leandro Fogaça, diretor de Trabalho e Renda, o município tem seus próprios méritos na conquista desse resultado. “Uma cidade instalada em uma das regiões de maior importância econômica do país, logisticamente privilegiada, com um parque industrial diversificado e um setor comercial extremamente ativo. Alia-se a isso um pacote de medidas tomadas pela Prefeitura para reduzir o impacto da crise na geração de emprego, e o resultado desse esforço em conjunto nos enche de esperança para um 2019 ainda mais promissor”, comentou.

Dentre as ações tomadas pelo município, destaca-se a busca e prospecção das vagas no mercado de trabalho, aproximando o PAT das associações e grupos empresariais locais. “Também trouxemos o PEQ, um programa de qualificação profissional do Governo do Estado de São Paulo, inédito em Jacareí. Ainda sobre capacitação, ampliamos as edições do Time do Emprego, descentralizando as aulas para bairros mais afastados: Ao todo, foram mais de 350 munícipes capacitados para ingressar ou retornar ao mercado de trabalho. Das 15 edições realizadas nesse ano, cinco foram voltadas exclusivamente para usuários dos equipamentos de Assistência Social. Foram contemplados os CRAS Sul e Leste, os CREAS 1 e 2 e o Centro POP”, complementou o diretor.

A Diretoria de Trabalho e Renda possui ainda outros números para celebrar: foram mais de 32 mil munícipes atendidos pelo PAT de Jacareí este ano, que captou 2 mil vagas de trabalho no mercado e emitiu mais de 3 mil carteiras de trabalho.

O empreendedorismo também teve respaldo. Afinal de contas, o Banco do Povo aumentou em 35% o atendimento em comparação com 2017, realizando um número superior a 3 mil atendimentos, que resultaram em mais de um R$ 1,2 mi investidos no microempreendedorismo local somente em 2018.

O Banco do Povo ainda descentralizou suas ações e criou encontros para famílias referenciadas no CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) Centro em duas oportunidades, para discutir empreendedorismo e economia criativa.

(Victor Copola/PMJ – Foto: Alex Brito/PMJ)