Diretoria de Proteção Animal de Jacareí encerra período de cadastro para castração de cães e gatos, com mais de mil contatos em uma semana

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, está encerrando os cadastros para castração de cães e gatos no momento, para atender toda a demanda cadastrada pelo whatsapp. Já foram realizados 198 cadastros com documentação correta para o próximo mutirão, e ainda tem mais 849 mensagens para completar os dados, que foram enviados com alguma pendência.

A Diretoria de Proteção Animal já recebeu 1047 mensagens desde o dia 15. A média é 180 castrações por mês. O mutirão de castração continuará sendo realizado, mesmo neste momento de pandemia, em dois dias, sábado e domingo, com horários espaçados, para respeitar o distanciamento e evitar aglomerações.

Segundo a Diretoria de Proteção Animal desta Secretaria, no dia da castração só entra uma pessoa por animal, para assinar a documentação e, também, na avaliação com o médico-veterinário, para a liberação do animal para a cirurgia. As orientações do pós-operatório e os cuidados com os animais são feitos individualmente.

O local de atendimento e espera (quando o munícipe prefere aguardar) é bem amplo e aberto (pátio da escola), mas há a opção de ir embora e voltar quando o animal já estiver liberado. “Escolhemos, nesse período, fazer na EMEF Lamartine, por ser região central e ter uma boa estrutura, o que facilitou implantar os procedimentos recomendados quanto aos cuidados devido a pandemia. Somente iremos voltar a fazer nos bairros quando a pandemia acabar”, disse a diretora de Proteção Animal de Jacareí, Joelma Prilips.

Mesmo em época de quarentena, a Prefeitura ficou só um mês sem castrar os animais, que foi em abril. Foram castrados, entre cães e gatos: Maio–129; Junho–125; e Julho–185, até aqui. Já foram castrados cerca de seis mil animais desde 2018, quando foi realizado o primeiro mutirão.

Legenda: Mutirão de Castração acontece em Jacareí