Dionísio Ottoboni nasceu em 20 de maio de 1934, em Igaraçu do Tietê (SP). Era filho de Ângelo Ottoboni e Maria Martins Ottoboni e tinha seis irmãos: Mario, Geraldo, Gentil, Eunice, João e Zilda.
Começou a trabalhar aos 10 anos de idade, na Farmácia Nacional, mas foi na Farmácia Santa Teresinha, em São José dos Campos, que se destacou. Lá, fazia de tudo e nutria um grande interesse pela área.
Em 1955, Dionísio participou de um acampamento de ciganos e encontrou o amor de sua vida: sua prima, Sidney. Eles iniciaram o namoro e se casaram após um ano, em 3 de junho de 1956. Um casamento feliz, que perdurou por mais de 66 anos. Dessa união, nasceram Maria do Rosário, Mariângela e Dionísio OttoboniJúnior.
Estudante exemplar, frequentou o Colégio Macedo Soares e se formou como Oficial de Farmácia pelo Caetano de Campos, em São Paulo. Não satisfeito, fez o curso de Direito na Universidade de Mogi das Cruzes, formando-se em janeiro de 1984.
Com espírito empreendedor, Dionísio já era um dos sócios da Farmácia São Geraldo, em São José dos Campos, quando adquiriu uma farmácia em Jacareí. Na ocasião, trouxe a família trabalhar com ele. Sempre muito educado, conquistou as pessoas em nossa cidade porque não se limitava a trabalhar no balcão; fazia questão de fazer o atendimento e aplicar injeções nas residências dos enfermos.
A sua dinâmica como pessoa o fez entrar para a política. Foi vice-prefeito na primeira gestão de Benedito Sérgio Lencioni (de 1977 a 1982), e eleito vereador por dois mandatos consecutivos (de 1989 a 1996).
Faleceu em 2022, aos 87 anos, em consequência da doença de Alzheimer. Deixou um legado de perseverança, empreendedorismo e amizade por onde passou.