“Diálogos ProMEA em Ação” finaliza encontros de 2020

A Secretaria de Meio Ambiente, por meio da DSEA – Diretoria de Sustentabilidade e Educação Ambiental, finalizou nos últimos dias os “Diálogos ProMEA em Ação” deste ano. Os encontros, iniciados em dezembro de 2019, tinham como objetivo a implementação da Lei Municipal 6.229/2018, que instituiu a Política e o Programa Municipal de Educação Ambiental (PMEA e ProMEA), de forma colaborativa, interdisciplinar, transversal, democrática, descentralizada e coletiva.

Para isso, os encontros contaram com a participação de atores da sociedade civil, representantes de secretarias e autarquias municipais; instituições escolares, institutos, ONGs e empresas do município. Foram nove encontros, inicialmente presenciais e depois virtuais, onde os participantes dialogaram, refletiram, planejaram e apresentaram propostas de projetos, ações e iniciativas referentes às questões ambientais da cidade.

A diretora de Sustentabilidade e Educação Ambiental, Ana Quina, explica que, utilizando metodologias participativas, e tendo o ProMEA como eixo norteador neste quase um ano de trabalho, foi possível caminhar pelo conceito e características da educação ambiental (formal e não formal); levantar as grandes questões ambientais do município; definir um recorte temático para os primeiros estudos e propostas (resíduos sólidos); dialogar sobre a geração, o descarte, a destinação e a responsabilidade compartilhada do “lixo” produzido em Jacareí; cocriar ações de conscientização e sensibilização dos munícipes (realizadas e a realizar); planejar e desenvolver uma formação de professores permeando a temática “Saúde e Meio Ambiente”; levantar e organizar materiais e informações para compor um Banco de Dados Municipal sobre meio ambiente e sustentabilidade; elaborar e otimizar materiais midiáticos e físicos que possam informar, sensibilizar e divulgar ações, serviços e dados referentes aos resíduos sólidos para diferentes públicos e contextos, além de efetivar parcerias (como no caso da Semana Lixo Zero Jacareí), e mobilizar cidadãos em prol de uma cidade mais limpa, verde, consciente, bonita e sustentável.

“Todos estes estudos e materiais produzidos estão sendo reunidos num relatório geral, que pode servir de base para os trabalhos, ações e formações a serem desenvolvidas, ampliadas e efetivadas daqui para frente. Propor à sociedade mudanças de comportamento em prol do bem comum, assim como fomentar, desenvolver e estimular ações socioambientais integradas, articuladas, consistentes e significativas. Estes são os desafios constantes da Educação Ambiental, do ‘Diálogos ProMEA em Ação’, juntamente com outros movimentos e projetos que se propõem a enfrentar e buscar caminhos”, destaca a diretora.

Os interessados em conhecer melhor ou participar destes Encontros em 2021, devem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 12 3953-6822.

Legenda: Encontros presenciais do “Diálogos ProMEA em Ação”, realizados antes da Pandemia