Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência tem ação educativa

Escutar áudio do texto

Por definição da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, uma pessoa com deficiência é alguém que possui impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. Visando combater o preconceito e para reforçar o respeito necessário que o tema exige, agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana de Jacareí promoveram ação educativa na Praça Raul Chaves, Centro, na manhã desta terça-feira (21).

A data foi escolhida exatamente por se tratar do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Na dinâmica, cadeiras de rodas foram espalhadas nas vagas de uso geral, com a seguinte mensagem: “Já volto, só um minutinho”, exatamente para gerar o inusitado e ver como o “minutinho” pode fazer muita diferença na vida do outro.

“Mais do que imaginar a situação, a gente quer que a pessoa sinta de fato como é frustrante a sensação de não ter seu espaço respeitado. A mensagem acaba se multiplicando na sociedade e serve de exemplo”, disse Sidney Lopes Mateus, supervisor de educação para o trânsito de Jacareí.

Durante o período em que as cadeiras ficaram nas vagas, algumas dezenas de motoristas foram abordados e se viram no papel de aguardar por uma vaga que deveria estar livre, gerando debate e cumprindo exatamente o que era esperado na ação.

Inclusão

Criado em 2005, o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência objetiva conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão dessas pessoas na sociedade. Oficialmente, a data foi criada a partir da Lei nº 11.133, de 14 de julho de 2005, mas já era celebrada em nível extraoficial desde 1982.

Legenda: Cadeiras espalhadas em vagas ao redor da Praça Raul Chaves, na manhã desta terça-feira, 21