Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito é lembrado com plantio de árvores em Jacareí

Para os nativos, as árvores trazem o simbolismo da vida, representando a evolução, subindo em direção ao céu. Com esse significado, a Secretaria de Mobilidade de Jacareí, pelo segundo ano consecutivo, homenageia as vítimas de acidentes de trânsito com o plantio de mudas de árvores.

O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito é lembrado no terceiro domingo de novembro e, em Jacareí, foi lembrado nesta sexta-feira (22). A data foi instituída em 2005 pela Assembleia Geral das Nações Unidas com o objetivo da reflexão sobre o que leva tantas pessoas a se tornarem vítimas do trânsito em todo o mundo.

Jean Araújo, supervisor de Unidade de Educação para o Trânsito, compartilha que, muito mais do que recordar as vítimas fatais, a data celebra a vida. “Homenageamos aqueles que sofreram acidentes e foram salvos também. As árvores trazem essa simbologia da vida e do renascimento e é essa mensagem que queremos levar”, diz.

Neste ano, o plantio foi realizado no terreno da Rodoviária Municipal. Foram 15 mudas doadas pela Secretaria do Meio Ambiente e, além dos funcionários da Secretaria do Meio Ambiente, 25 alunos do 2º ano da EMEF Célia Guedesparticiparam da homenagem.

Participaram da ação também representantes do Detran (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) e da Rota das Bandeiras.

Acidentes de trânsito

De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), os acidentes de trânsito matam mais 1,3 milhão de pessoas a cada ano.  Um levantamento divulgado no portal oficial da organização aponta que, quase metade das mortes no trânsito ocorre entre pedestres, ciclistas e motociclistas e, a faixa etária mais afetada são jovens com idades entre 15 e 29 anos.