Dia Mundial da Limpeza é celebrado no sábado (18), com programação ao ar livre e conscientização

Escutar áudio do texto

Movimento cívico que une 180 países, o Dia Mundial da Limpeza acontece pela quarta vez neste sábado (18) e planeja reunir mais de 50 milhões de pessoas ao redor do planeta, promovendo ações de conscientização e convidando a população a limpar, de fato, suas cidades, rios e comunidades. Em Jacareí, a programação é organizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Zeladoria Urbana e Instituto Lixo Zero, e respeitará todos os protocolos de distanciamento social, uso de máscara e álcool gel. Para tanto, o local escolhido é a Praça Profa. Thereza Porto Marques, na Avenida das Letras, no Villa Branca. É a famosa praça onde ocorre a feira de domingo.

Carolina Xavier, Diretora de Sustentabilidade e Educação Ambiental de Jacareí, exalta que a data propõe uma limpeza urbana, mas também pessoal, com aulas de yoga e doação daquilo que não é mais usado em casa e fica parado, esquecido num armário. “É um dia para cuidar da gente, doar roupas para quem precisa, tirar aquele eletroeletrônico que não é mais usado ou quebrou e sorrir para o meio ambiente”.

Dentre as ações, haverá meditação e yoga na praça e um drive-thru recolhendo material eletrônico para descarte correto e logística reversa. Além disso, em parceria com a Associação Fênix, roupas e calçados em bom estado serão recolhidos no mesmo drive-thru, reforçando o compromisso e história da ONG em Jacareí.

Toda programação é gratuita e aberta ao público, de qualquer idade.

 

Veja detalhes da programação:

Dia Mundial da Limpeza

– 18 de setembro (sábado), na Praça Profa. Thereza Porto Marques, na Avenida das Letras, Villa Branca.

– 9h – Coleta urbana – Divisão em pequenos grupos para fazer coleta pelo bairro e conversar com a população.

– 10h – Aula de yoga – A professora Danielle Gonçalves, do Instituo Flor da Vida Yoga, propõe atividade para limpeza geral de mente e corpo.

– 11h – Técnicas de compostagem – A compostagem como solução para os resíduos orgânicos e como fazer a técnica nos domicílios, com o grupo Metamorphosis Transformando Ambientes.

– Entre 10h e 13h – Drive-Thru duplo: eletroeletrônicos e social – Recolhe itens como controles, carregadores, rádios, televisores, brinquedos, secadores e outros eletrodomésticos, em funcionamento ou não. Recolhe itens de vestuários, que estejam em bom estado para que a Fundação Fênix possa fazer chegar em quem mais precisa.

 

Além da Secretaria de Meio Ambiente e Zeladoria Urbana, Diretoria de Sustentabilidade e Educação Ambiental, NEA – Núcleo de Educação Ambiental e Instituto Lixo Zero, o Dia Mundial da Limpeza conta, ainda, com a parceria do Metamorphosis Transformando Ambientes, Ambiental Jacareí, Cooperativa Jacareí e Instituo Flor da Vida Yoga.

 

Legenda: Drive-thru de lixo eletrônico é uma das ações que acontecem neste sábado (18), Dia Mundial da Limpeza