Dia D: Prefeitura de Jacareí promove evento para alertar sobre a importância da prevenção à dengue, no domingo (19)

O Dia D é uma mobilização social, promovida pela Prefeitura de Jacareí, por meio de uma parceria entre a Fundação Cultural e a Secretaria de Saúde, que será realizada no próximo domingo (19), das 8h às 14h, no bairro Jardim Pedramar, para alertar a população sobre a importância da prevenção à dengue.

Serão realizadas diversas atividades, como: caminhada, aulas de ginástica, ações educativas, gincanas infantis e palestras. Em todas as ações o foco será voltado para o combate à dengue e aos cuidados com a saúde.

A mobilização faz parte do Programa Educom Saúde, e conta com a participação das Secretarias de Saúde, Educação, Meio Ambiente e Zeladoria Urbana, Esportes e Recreação, Mobilidade Urbana, Administração e Recursos Humanos, SAAE e Fundação Cultural. Além disso, compondo a rede colaborativa e representando a comunidade, o Projeto ‘Cultura no Morro’.

“O evento é focado em aproximar e transformar as relações existentes no município, em especial, no posicionamento da população, tornando os munícipes ainda mais parceiros e protagonistas do cuidado com a saúde, além de intensificar o desenvolvimento de ações eficazes de forma conjunta. Escolhemos falar sobre a dengue, por ser um assunto importante nessa época do ano, mas trabalharemos também outros temas importantes em eventos futuros”, explica Rosana Gravena, secretária de Saúde de Jacareí.

Educom Saúde

O Programa Educom Saúde é uma iniciativa da Prefeitura de Jacareí que tem como objetivo estimular a construção de um novo modelo de comunicação com a sociedade, bem como integrar a rede de serviços do município, a fim de reforçar o cuidado integral da saúde da população e do ambiente onde se vive.

De maneira geral, o Programa Educom Saúde busca integrar e alinhar os papéis dos atores sociais no território, valorizando o saber popular e estimulando a elaboração de conteúdos adaptados, de acordo com a cultura local, por meio da participação ativa da comunidade.

Programação do Evento

8h – Caminhada (quadra esportiva do Jardim Pedramar).

9h – Aula de funcional (quadra esportiva do Jardim Pedramar).

9h – Gincana infantil (Biblioteca LPC – Avenida Itamar Alves de Oliveira nº 39).

9h às 12h – Ações educativas – SAAE, Saúde, Meio Ambiente e Mobilidade (Avenida Beatriz Junqueira da Silveira).

9h às 14h – LEVs para descarte (Avenida Beatriz Junqueira da Silveira).

11h – Apresentação das ações educativas das secretarias para as crianças do Jardim Pedramar (Avenida Beatriz Junqueira da Silveira).

11h30 – Monitoramento com a equipe da Vigilância em conjunto com as crianças do Jardim Pedramar (Avenida Beatriz Junqueira da Silveira).