‘Dia D’ do Novembro Azul acontece neste sábado (24)

Escutar áudio do texto

No próximo sábado (24), em todas as Unidades de Saúde de Jacareí, acontecerá o ‘Dia D’ do Novembro Azul. A iniciativa visa ofertar exames específicos aos homens durante todo o dia.

Por isso, serão oferecidos testes rápidos de HIV e Sífilis, das 8h às 14h.

A meta, segundo a Secretaria de Saúde, é aumentar em 10% a oferta em relação ao ano passado, quando o município realizou 2.002 testes, sendo 1.008 para HIV e 994 de sífilis.

A pasta reforça, ainda, que houve aumento na oferta da testagem fora da campanha, por meio de ações descentralizadas na rede básica de saúde, com intensificação de capacitações para os trabalhadores da rede de saúde, sensibilizando os indivíduos sobre a importância do conhecimento de sua sorologia, tanto para o tratamento quanto para a interrupção da cadeia de transmissão destas infecções.

Além disso, equipes do programa promovem rodas de conversa com empresas do município e desenvolve o projeto ‘Jovens Multiplicadores’ em quatro escolas públicas, levando conscientização aos jovens.

Unidades de Saúde: Atualmente, Jacareí possui 18 unidades de saúde, entre UBS’s e UMSF’s. A lista com endereços e telefones de contato pode ser encontrada no site da Prefeitura de Jacareí, https://www.jacarei.sp.gov.br/unidades-de-saude

(Victor Copola/PMJ – Foto: Cristina Reis/PMJ)