Devido às baixas temperaturas, Operação Inverno é antecipada para o começo deste mês

Escutar áudio do texto

Ação tem o objetivo de ofertar condições dignas de abrigo para população em situação de rua

Em tempos de pandemia em decorrência do novo Coronavírus (COVID-19), os cuidados com os que mais precisam são redobrados. Dessa forma, junto com o mês de junho e a chegada das temperaturas mais baixas – período propenso às doenças respiratórias – será antecipada a Operação Inverno, em Jacareí.

A principal missão da ação é intensificar os serviços da Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Assistência Social, oferecidos para as pessoas em situação de rua. De acordo com a secretária de Assistência Social, Jurema Colassante, “a antecipação da Operação Inverno veio para ajudar o máximo de pessoas que estejam vivendo nas ruas, ofertando condições dignas de abrigo para que as necessidades básicas sejam atendidas, principalmente no atual momento que estamos enfrentando”, pontua.

Durante o período da abordagem, realizada diariamente das 19h às 22h, a equipe composta por agentes sociais, agentes comunitários, assistentes sociais e motorista, além da participação de um profissional da saúde, visa intensificar as buscas e atendimentos à população que se encontra nas ruas, convidando-os a se retirar da rua para a proteção integral.

No primeiro momento, as pessoas são levadas à Casa de Passagem e, após banho, alimentação e pernoite, os encaminhamentos são tomados de acordo com o atendimento individual realizado. O itinerário é traçado conforme o reconhecimento do território, que consta no mapeamento da abordagem social.

Em 2019, a Operação de Inverno foi de 5 de junho a 16 de agosto. No total, foram realizadas 511 abordagens e cerca de 130 pessoas abordadas.

A sede do serviço especializado de abordagem social fica na Rua Dr. Paulo de Oliveira Costa, 51, Centro. Além dos telefones (12) 3951-6811 ou (12) 99156-0089, o contato pode ser realizado também pelo e-mail: [email protected].

Legenda: Equipe da abordagem social durante a Operação Inverno de 2019