Destacada por sua qualidade, merenda de Jacareí será distribuída para alunos da Rede Municipal de Ensino nas escolas

Com a retomada do ano letivo em 2021, e perspectiva de retorno às aulas presenciais, merenda voltará a ser entregue nas unidades escolares a partir de março, em substituição ao ‘Vale Merenda’

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, voltará a oferecer merenda para os alunos da Rede Municipal de Ensino, no lugar do benefício ‘Vale Merenda’, que, neste ano, foi pago excepcionalmente em fevereiro para evitar o deslocamento enquanto a cidade ainda estava na Fase Vermelha do Plano São Paulo. O município instituiu o ‘Vale Merenda’ como uma iniciativa para garantir o fornecimento de alimentos aos alunos da rede municipal, durante os primeiros meses da pandemia.

Agora, com a retomada do ano letivo em 2021, e a perspectiva de retorno às aulas presenciais, a merenda voltará a ser produzida e distribuída na escola. “Queremos, desde já, minimizar os impactos do possível retorno e garantir a qualidade da merenda. Estamos trabalhando arduamente com a intenção de que tudo corra de forma segura para nossos professores e alunos”, destacou a secretária municipal de Educação, Maria Thereza Ferreira Cyrino.

Março

A partir do mês de março, portanto, as famílias que desejarem poderão retirar, diariamente, a ‘Marmitex–Escolar’, com alimentação balanceada, nas unidades escolares, no horário das 11h às 14h.  A exemplo do que vem acontecendo em municípios vizinhos, os pais e responsáveis que tiverem filhos em escolas diferentes poderão retirar em um só ponto de distribuição.

A Secretaria Municipal de Educação reforça que a merenda tem a finalidade de suprir as necessidades das crianças matriculadas na Rede Municipal durante o ano letivo. Para as famílias que necessitam de outros tipos de apoio, a orientação é que se busque o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de cada região do município.

Termo de Adesão

Na última sexta-feira (19) foi enviado aos pais e responsáveis, o Termo de Adesão de Retirada Diária da Marmitex (para alimentação escolar), informando sobre a substituição do benefício ‘Vale Merenda’ pela marmitex. A adesão ao termo é fundamental para evitar perdas e desperdícios dos alimentos oferecidos.

A Secretaria Municipal de Educação pede que os pais e responsáveis, que desejarem retirar diariamente a Marmitex-Alimentação Escolar, preencham o termo de adesão. Famílias com mais de um filho matriculado na Rede Municipal deverão preencher o termo de adesão para cada aluno até esta terça-feira (23). Após esta data, os responsáveis poderão preencher o termo nas unidades escolares.

Como Será a Marmitex

Todas as informações sobre a ‘Marmitex de Alimentação Escolar’ serão oferecidas e divulgadas pelas próprias escolas. Dentro da sacola ‘Marmitex de Alimentação Escolar’ haverá uma etiqueta/folheto com orientações sobre o consumo dos alimentos, como validade e necessidade de se higienizar as mãos antes do consumo.

O cardápio ficará disponível no portal EDUC@JACAREÍ portal.edujacarei.com.br/ e no site da prefeitura jacarei.sp.gov.br (na área da Secretaria de Educação).

Nutrição de Qualidade

O Setor de Nutrição da Secretaria Municipal de Educação foi reestruturado em 2017, com o principal intuito de implantar melhorias na Alimentação Escolar do município de Jacareí. A Marmitex Escolar será produzida nas escolas, como é feita a merenda durante as aulas presenciais, pelas próprias merendeiras da empresa que faz a Alimentação Escolar do município, a SHA (Santa Helena Alimentos).

Legenda: Crianças na hora da merenda, durante período de aulas antes da pandemia