Desfile Cívico leva tema “Jacareí Cidade Leitora” para a avenida

Com o tema “Jacareí Cidade Leitora”, a Prefeitura de Jacareí convida toda a população para prestigiar o Desfile Cívico-Militar de Jacareí, na Avenida Nove de Julho, a partir das 9h do dia 7 de setembro, dia da comemoração da Independência do Brasil.

Haverá na abertura da cerimônia, às 8h45, em comemoração aos 110 anos da Biblioteca Municipal, o descerramento de uma placa comemorativa. Para marcar esse momento especial da história do município, o prefeito Izaias Santana realizará, juntamente com as demais autoridades municipais, o descerramento da placa oficial. Em seguida, terá início o desfile com a presença de alunos e professores das escolas municipais e estaduais, além de representantes de instituições.

Estarão desfilando nesta ordem: Tiro de Guerra; Corpo de Bombeiros; Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão; Avibras; entidades Cepac (Associação Criança Especial de Pais Companheiros), JAM (Jacareí Ampara Menores) e Apajac (Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Jacareí); Casa Viva Vida; Secretaria Municipal de Educação com as coordenadoras e professoras do PVE (Parceria Votorantim pela Educação) e a participação dos alunos das EMEFs Adélia Monteiro, Aluísio do Amaral, Beatriz Junqueira, Maria Luiza Vasques, Presbítero, Tarcísio, Conceição, Ricardina, EJA; Secretarias de Esportes e Meio Ambiente; SAAE; Escolas Estaduais Coronel Carlos Porto e Adherbal de Castro; Instituto Iraci Veiga; Escoteiros; Ordem Demolay; Empreendorismo Rotary Clube Jacareí; Aventureiros; Desbravadores; Instituto de Santa Branca de Desenvolvimento Sustentável; Veículos antigos e Clube do Fusca.

Biblioteca – A Biblioteca Municipal Macedo Soares foi fundada pela Lei nº 33 de 8 de setembro de 1908 pelo então prefeito Antunes Costa, completando 110 anos de sua fundação em 2018, figurando entre as Bibliotecas Públicas mais antigas do Estado de São Paulo.

Durante o mês de setembro e outubro o Programa Jacareí Cidade Leitora realizará diversas ações em comemoração ao aniversário da Biblioteca Municipal. Todas as Unidades Escolares da Rede Pública Municipal de Ensino receberão um acervo com 110 livros de literatura infantil. Ainda em setembro, acontecerão diversos eventos na própria Biblioteca Municipal com o intuito destacar a vocação da instituição enquanto espaço privilegiado de convívio, transformação social e compartilhamento de novos saberes. Já em outubro, entre os dias 19 e 21, será realizada a Feira Literária de Jacareí: 110 anos da Biblioteca Municipal, com a participação de escritores da cidade expondo e vendendo suas produções literárias.

(Marta Fernandes/PMJ – Fotos: Alex Brito/PMJ)