Descontaminação de lixo de unidades de saúde atinge 25 toneladas por mês

Escutar áudio do texto

Residuo_Hospital_400

A Unidade de Tratamento de Resíduos do Serviço de Saúde, instalada desde 2014 no Aterro Sanitário de Jacareí, processa cerca de 25 toneladas por mês de lixo gerado por unidades de saúde do município e também por profissionais como dentistas, veterinários e tatuadores, por exemplo.

Os resíduos de classe A e de classe E produzidos em todas as unidades de saúde do município e por profissionais que lidam com saúde humana e animal são coletados pela empresa Concessão Ambiental Jacareí Ltda e encaminhados à Unidade de Tratamento de Resíduos do Serviço de Saúde. A coleta inclui objetos como luvas, ampolas para medicamentos, agulhas e bisturis, por exemplo, e é feita por veículos especiais para este tipo de resíduo.

Depois de coletados, esse lixo gerado em unidades de saúde é armazenado e passa por um tratamento de descontaminação antes de ser depositado no Aterro Sanitário. Por meio de um aparelho chamado autoclave, o lixo produzido nas unidades de saúde é esterilizado a uma temperatura de 150ºC sob uma pressão de 4,5 kg força. Isto impede que o lixo contamine o meio ambiente. Na autoclave, o material não é incinerado, o que poderia gerar contaminação do ar. Quando começou a utilizar o sistema de autoclave para descontaminar lixo gerado em unidades de saúde, a média de resíduos era de 20 toneladas por mês.

No final de 2015 a Secretaria de Meio Ambiente de Jacareí ganhou o “Prêmio Estrada Sustentável – Melhores Práticas em Gestão de Resíduos Sólidos”, concedido pela CCR NovaDutra e Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Agevap).

(Secretaria de Comunicação/PMJ)