Defesa Civil de Jacareí se prepara para as chuvas de verão

Na última sexta-feira (1º), a Defesa Civil de Jacareí, recebeu uma carta de suscetibilidade e um estudo de setorizações de riscos na cidade, ferramentas importantes e que reforçarão os trabalhos de preservação de vidas e redução de danos humanos, materiais e ambientais, principalmente no período das chuvas de verão.

A solenidade de entrega das cartas foi realizada no Palácio dos Bandeirantes e contou com a presença do prefeito Izaias Santana e do secretário de Segurança e Defesa do Cidadão, Paulo Henrique Domingues. Os documentos foram elaborados pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), respectivamente.

Essas ferramentas somam com uma série de ações preventivas que já foram realizadas durante o ano, como a limpeza de córregos e bocas de lobo. Em 2017, a Secretaria de Infraestrutura realizou limpeza em 15 córregos da cidade, além de 180 bocas de lobo em áreas vulneráveis da cidade.

Dados – De acordo com o gerente da Defesa Civil, José Donizeti Martins de Toledo, em dezembro de 2016 não houve nenhuma ocorrência de deslizamentos, alagamentos ou inundações em decorrência das chuvas em Jacareí. Já no mês de janeiro de 2017, houveram ocorrências de alagamentos no bairro Rio Comprido, Vila Ita I e II, Santo Antônio da Boa Vista, na rodovia Nilo Máximo, e uma “tromba d’água” com deslizamento de terra na estrada do Bom Jesus (área rural). Também houve deslizamentos de terra no bairro Nova Jacareí.

“Durante o ano, realizamos uma série de ações preventivas para se preparar para as chuvas deste verão, baseado em áreas de riscos já conhecidas. Com essas novas ferramentas, poderemos nortear ações técnicas de médio e longo prazo para garantir proteção à vida em todos espaços da cidade”, afirma Izaias Santana.

Inovação – Para o verão de 2017/2018 a população conta ainda com a nova ferramenta disponível em todo o Estado para auxiliar a Defesa Civil a emitir alertas de riscos de desastres via SMS diretamente à população. Desde o dia 16/11, todos os usuários de celular do Estado de São Paulo estão recebendo gradativamente uma mensagem SMS informando sobre a ativação do sistema. Para se cadastrar, a pessoa só precisa responder essa mensagem com o número do CEP de interesse.  Com isso, o cidadão passa a receber alertas sempre que a Defesa Civil identificar uma probabilidade de risco mais severa na área que abrange o CEP indicado.

O cadastramento poderá ser feito a qualquer tempo, mesmo que a pessoa não receba a mensagem inicial. Basta enviar um SMS para o número 40199, escrevendo o CEP de interesse. Para cadastrar mais de um CEP, é necessário enviar uma mensagem por vez. Não há limite para a quantidade de CEPs que podem ser cadastrados.

(Guilherme Mendicelli/PMJ – Foto: Alex Brito/PMJ)