Defesa Civil de Jacareí participa de treinamento para Operação Chuvas de Verão

Agentes da Defesa Civil de Jacareí participaram de um treinamento de campo da Oficina Preparatória para Operação Chuvas de Verão 2021/2022, promovido pela Defesa Civil do Estado de São Paulo no último dia 19, em Ubatuba. O evento reuniu 26 agentes da região da Serra da Mantiqueira, Vale do Paraíba e Litoral Norte.

Os alunos realizaram exercícios práticos relacionados à utilização dos materiais recebidos na ação de aparelhamento, operação e cuidados com motosserra e bote inflável, e vistoria de campo com técnicos do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) / IPA (Instituto de Pesquisas Ambientais). O objetivo foi preparar as equipes para ocasiões de corte de árvores e retirada de pessoas de locais alagados, oferecendo instruções sobre como conduzir uma balsa inflável e como utilizar uma motosserra, por exemplo.

Os técnicos do IPT treinaram os agentes a fazer vistoria e avaliação em áreas de risco, com o preenchimento da ficha de avaliação de risco. A Defesa Civil de Jacareí participou com quatro agentes que, agora, estão devidamente treinados.