Defesa Civil de Jacareí completa 45 anos

Faça chuva, faça sol, com atendimento ininterrupto, 24 horas todos os dias do ano, a Defesa Civil de Jacareí completa nesta quarta (20), 45 anos de atuação no município. Criada em 20 de julho de 1977, a unidade é responsável pelas primeiras ações e estratégias relacionadas à proteção da população em caso de desastres e calamidades, por meio de ações preventivas e de pronto-atendimento.

De acordo com o diretor da Defesa Civil de Jacareí, Ronaldo Cezar Sandi, a prevenção é a principal missão da Defesa Civil. “Nosso objetivo é evitar ou minimizar todo e qualquer desastre. Por isso, realizamos monitoramento das áreas de risco, além das vistorias frequentes de locais que apresentam algum tipo de perigo”.

No 1º semestre deste ano, já foram realizadas 124 vistorias. Durante todo o ano de 2021, foram 143 vistorias. Sandi reforça que a população também tem papel importante quando o assunto é prevenção. “A população é uma aliada e pode auxiliar a Defesa Civil com atitudes simples, como evitar o descarte de lixo de forma incorreta, em ruas, lagos e rios. Evite soltar balões ou atear fogo em mato, mesmo em terrenos baldios, o que ocasionar incêndios de grandes proporções”.

Queimadas

Nesse período de estiagem, predominam os chamados referentes a queimadas em vegetação. Este ano, a Defesa Civil de Jacareí já atendeu 33 ocorrências. No ano passado, durante todo o ano, foram atendidas 80 ocorrências de fogo em mato.

O diretor Ronaldo Cezar Sandi alerta para que a população ajude também na prevenção das queimadas. “Elas fazem mal para o meio ambiente e, também, para a saúde pública. Portanto, é importante que todos ajudem na prevenção”.

Dicas Para Evitar Queimadas

– Não jogue cigarros ou fósforos acesos às margens de estradas, rodovias e terrenos;

– Não faça queimadas, pois oferecem risco à saúde e à vida das pessoas, podem danificar a rede elétrica, entre outros prejuízos;

– Não solte balões. Fabricar, vender ou soltar esse tipo de objeto, além de ser crime ambiental, oferece perigo à vida das pessoas e muitos danos à natureza;

– Não solte rojões ou fogos de artifício próximos a áreas de mata;

– Denuncie: ligue 190, no caso de identificar atos suspeitos. Em caso de focos de incêndio ou até mesmo fumaça suspeita, acione o Corpo de Bombeiros pelo 193 ou a Defesa Civil, 199.