Defesa Civil de Jacareí comemora 40 anos de história

Hoje é um dia de festa para Jacareí. Há 40 anos nascia a Defesa Civil. Mas afinal, você sabe o que faz esse órgão tão importante para os jacareienses? Ele é responsável pelas primeiras ações e estratégias relacionadas a proteção da população se organizando em ações preventivas e de pronto atendimento a desastres.

O gerente da Defesa Civil no município, José Donizeti Martins de Toledo, enfatiza as responsabilidades do órgão: “é um conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais e recuperativas destinadas a evitar e minimizar todo e qualquer desastre”.

Toledo relembra como exemplo, um dos casos em que a Defesa Civil atuou no início de 2017: “Podemos citar o caso das enchentes em áreas de preservação permanentes, como aconteceu em janeiro no bairro Rio Comprido, onde atuamos com a retirada de algumas famílias dos locais de risco preservando a vida e sem vítimas”, pontua o gerente.

De acordo com o secretário de Segurança e Defesa do Cidadão, Paulo Henrique Domingues, “a presença da Defesa Civil quase sempre em ambientes onde predominam o desalento e desconforto, já inspira de pronto a primeira sensação de alívio e segurança às vítimas de desastres”.

De acordo com a pasta, esse é um dos departamentos mais significativos e necessários. “Esperamos que a partir de 2018, com sinais mais favoráveis na área econômica, possamos investir ainda mais na qualificação e equipamentos aos nossos componentes da Defesa Civil de Jacareí“, declara Paulo Henrique.

“Quero parabenizar aos valorosos agentes da Defesa Civil, cujo trabalho mais se aproxima do que pode ser considerado ato de heroísmo. A cidade agradece a dedicação e o empenho na preservação de vida”, declara o prefeito de Jacareí, Izaias Santana.

Atualmente a Defesa Civil de Jacareí opera com dez agentes e duas viaturas de monitoramento e atendimento à população, além de um bote e um barco para resgate as vítimas de tempestades naturais.

Serviço:

Defesa Civil: 199 – 24 horas por dia, 7 dias por semana.

(Marcio Moura/PMJ – Fotos: Alex Brito/PMJ)