Defesa Civil: curso sobre contenção de barragens reúne agentes de 35 cidades em Jacareí

Escutar áudio do texto

Agentes da Defesa Civil de 35 municípios paulistas participam nesta quarta-feira (13), em Jacareí, de uma capacitação sobre a importância do plano de contenção de barragens.

O foco, segundo o 1º tenente PM, Tiago Luiz Lourenço, diretor do Núcleo de Análise de Risco da Defesa Civil Estadual, é alertar os agentes sobre a necessidade de trabalhar a prevenção, a partir da integração de todas as políticas setoriais. “É preciso esforço mútuo para que todos os agentes tenham um plano de contingência para agir em caso de algum acidente”.

A sargento Tais de Paulo Zanirato, da Defesa Civil Estadual, informa que no Estado de São Paulo as barragens não apresentam perigo, mas as capacitações são constantes. “Estamos sempre trabalhando no sentido de informar e capacitar os municípios sobre a política nacional de segurança de barragens em todo o Estado de São Paulo. Capacitações são rotineiras, independentemente de ser período de estiagem ou de cheia”.

Prevenção & Integração

O secretário de Segurança e Defesa do Cidadão de Jacareí, Rafael Júlio, também destaca a importância do encontro: “Jacareí é a primeira cidade do Vale e está próxima a duas barragens, de Santa Branca e Jaguari. Portanto, é fundamental esta atenção à prevenção. Outra relevância deste encontro é a integração das forças do Estado, considerando que Jacareí tem uma Defesa Civil bastante atuante”.

Legenda: Agentes da Defesa Civil participam de capacitação em Jacareí