Creches de Jacareí implantam Parques Sonoros

Todas as crianças das creches municipais e conveniadas entrarão em contato com a cultura musical com a nova proposta da Secretaria Municipal de Educação, de implantar nas 25 unidades a construção neste mês de outubro de “Parques Sonoros”, com a ajuda dos pais.

O objetivo é envolver a comunidade oportunizando vivências regionais e ampliando o repertório musical das crianças. “Música é linguagem em forma de conhecimento”, dizem os organizadores. A iniciativa visa oferecer aos bebês e crianças com idade entre 4 meses a 3 anos, mais um espaço para despertar a experimentação de objetos sonoros, com a criação de sons de maneira lúdica, divertida e interativa.

A intenção do Parque Sonoro é envolver pais, comunidade local, amigos e todos os funcionários das creches para juntos criarem e inventarem sonoridades diversas, com uma grande variedade de objetos sonoros construídos com diferentes materiais coletados do cotidiano e recicláveis.

O Parque Sonoro convida crianças e adultos a entrarem em contato com o universo sonoro sem, necessariamente, a formalidade e o status de “fazer” música. Brincando e interagindo, os bebês, crianças e educadores terão oportunidades ricas de comunicação, experimentação, descobertas e pesquisas sonoras.

As creches promoverão a aprendizagem com o desenvolvimento da escuta, atenção, percepção de diferenças e semelhanças entre sons. De acordo com a BNCC (Base Nacional Curricular Comum), as instituições de Ensino devem oferecer práticas pedagógicas que tenham como eixo principal as brincadeiras e as Interações, sendo assim, favorecer a criação de sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de música, canções e brincadeiras. “Esta proposta apresenta uma leitura de mundo a partir dos sons, estrutura visual e tátil, estabelecendo relações mentais cada vez mais complexas, tão importantes para a aprendizagem dos nossos bebês”! – afirma Maria Thereza Ferreira Cyrino, secretária de Educação.

Em algumas creches os parques já foram inaugurados: Creche municipal Geralda Pinheiro, Creche municipal Igarapés, Creche municipal São Silvestre, Creche conveniada Estância Feliz, Creche conveniada Instituto Educacional do Caminho.

Próximas inaugurações – Confira outras datas de inaugurações dos Parques Sonoros:

11/10 Creche Conveniada Lindolpho Moreira às 14h

11/10 Creche Municipal Evanil França às 15h

11/10 Creche Conveniada Lar São José às 15h

11/10 Creche Municipal Zulmira às 16h

18/10 Creche Conveniada Jardim Das Indústrias às 15h

19/10 Creche Municipal Dirce às 16h

19/10 Creche Conveniada Maria Clara Machado às 15h

19/10 Creche Municipal Osvaldo Piris às 16h

22/10 Creche Municipal EducaMais Jacareí às 7h30

26/10 Creche Municipal Villa Branca às 15h30

26/10 Creche Conveniada Cantinho às 16h

26/10 Creche Conveniada Maria Nazaré às 15h30

26/10 Creche Conveniada Campo Grande às 15h30

30/10 Creche Conveniada Maria Nazaré às 15h30

01/11 Creche Municipal Geraldina às 16h

Em algumas creches os parques estão em processo de construção: Creche Municipal Therezinha Johery no Residencial Santa Paula, Creche Conveniada Ant Blois, Creche Conveniada Brasil Japão.

(Marta Fernandes/PMJ- Fotos Divulgação)