Creche do Jardim Maria Amélia é entregue para a comunidade

Essa é a 7ª creche inaugurada pela Prefeitura de Jacareí desde 2017

A Prefeitura de Jacareí entregou mais uma creche no último sábado (8). Desta vez, no bairro Jardim Maria Amélia (região leste). Essa é a 7ª creche inaugurada pela prefeitura desde 2017. A unidade atenderá até 180 crianças em período integral, das 7h às 17h. A nova creche leva o nome da Prof.ª Sueli Maria Duque Silva, professora e diretora da rede municipal, falecida há dois anos.

O evento contou com a presença do prefeito Izaias Santana, do deputado federal Eduardo Cury, do vice-prefeito Edgard Sasaki, de vereadores, de secretários municipais e da comunidade. Um dos destaques do evento foi a emoção dos familiares da homenageada, Prof.ª Sueli Duque, que participaram da cerimônia.

“É com muita emoção e alegria que venho na inauguração dessa creche. Se a minha mãe estivesse viva hoje, teria muito orgulho, pois cada detalhe, cada cantinho da creche, é do jeitinho que ela faria. Eu quero agradecer muito a homenagem. Parabéns pelo trabalho e dedicação da prefeitura. Essa creche vai ajudar muitas crianças”, afirmou Juliane Duque, filha da homenageada.

Na cerimônia, o prefeito Izaias Santana comentou que todas as sete creches inauguradas pela administração municipal seguem o mesmo padrão de qualidade, independentemente do bairro onde estão. “Esse lugar é muito importante para a comunidade, é onde as crianças serão acolhidas e cuidadas. Não medimos esforços para investir em educação e, agora, estamos entregando esse espaço para a comunidade cuidar, é de vocês”, afirmou.

A secretária de Educação, Maria Thereza Ferreira Cyrino, afirmou que a prefeitura criou sete novas creches com o objetivo de evitar as filas de espera e garantir o atendimento da primeira infância com qualidade na rede municipal. “Estou muito realizada com essa inauguração, isso é resultado de um trabalho conjunto em prol da educação municipal”, concluiu.

Investimentos – Foram investidos nestas obras R$ 3.629.936,14 com recursos municipais. A área total da unidade é de 2.631,33 metros quadrados e a área construída, 827 metros quadrados. O prédio tem sete salas, berçário, banheiros, parque, cozinha, fraldário, lactário, sala dos educadores, sala multiuso, espaços administrativos, lavanderia, área verde, enfermaria, pátio, refeitório, banheiro acessível, além de espaço de recreação.

A nova creche atenderá alunos em Berçário I (a partir de 4 meses de idade), Berçário II (1 ano e 9 meses a 2 anos e 8 meses de idade), Berçário III (até 3 anos e 8 meses de idade) e Maternal (a partir de 3 anos e 9 meses).

Creches – A Prefeitura de Jacareí terá até 4.830 vagas em creche neste ano letivo. A Secretaria Municipal de Educação registrou um crescimento de 23,38% de 2017 para 2019 de crianças (de 0 a 3 anos) matriculadas em creches.

O motivo principal deste aumento é a construção das novas creches em diversos locais da cidade, desde 2017, como no Vila Branca, Santa Paula, Parque dos Príncipes, Jardim Colônia, Jardim Santa Marina, Centro e, a mais recente, no Jardim Maria Amélia. Ainda para este ano está prevista a entrega das creches do Parque Meia Lua e do Jardim Imperial.