Contação de História abre programação em comemoração aos 115 anos da Biblioteca Municipal “Macedo Soares”

Em comemoração aos seus 115 anos de fundação neste mês de setembro, a Biblioteca Municipal “Macedo Soares” está com uma programação de eventos especiais para marcar a data. Nesta terça-feira (12), foram realizados dois encontros (manhã e tarde), de Contações de Histórias, com o título “Caminhos da Biblioteca”, narrados por NazareLelé Gonçalves, para alunos da EMEF Lamartine Delamare e da EE Hermínia Silva de Mesquita.

Já o 3o. encontro será na próxima quinta-feira (14), às 14h, para os alunos da EMEF Tito Máximo. A contação fala sobre a história da Biblioteca Municipal (incluindo as temáticas das localizações geográficas e endereços, e a importância ao longo dos 115 anos).

Após a contação de história, a narradora NazareLelé e o bibliotecário Robinson Mascarenhas Almeida, realizam uma breve apresentação da modernização da Biblioteca, incluindo a divulgação do catálogo on-line do acervo da Biblioteca Municipal Macedo Soares e as tecnologias que modernizam o atendimento.

Para a secretária de Educação Maria Thereza Ferreira Cyrino, as atividades estão diretamente relacionadas com os objetivos dos ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), “uma vez que as Bibliotecas Públicas são muito mais que livros. Elas são, sobretudo, espaços de convivência”.

Fundada em 8 de setembro de 1908, a Biblioteca Municipal é considerada uma das Bibliotecas Públicas mais antigas do Estado de São Paulo. Mais tarde, em 1945, recebeu oficialmente o nome de Biblioteca Municipal Macedo de Soares, em homenagem ao Embaixador José Carlos de Macedo Soares, que foi jurista e ativo na política pública educacional.

Atualmente, a Biblioteca está passando por um inventário, registrando um acervo de 23 mil obras, mas deve chegar a mais de 60 mil livros, que ficam à disposição da comunidade. Além disso, o espaço oferece tradicionalmente todos os anos, vários cursos, oficinas e palestras, que vão desde “Pequenos Reparos em Livros” até “Empoderamento Digital”.

Confira a programação completa de aniversário:

Exposição – Título: Macedo & Tempo e Espaço

Datas: 12 a 15/9 – com visitas monitoradas

Até 29/9 – livre visitação

Na exposição, estão em destaque, sete datas importantes para a história da Biblioteca. Há também no local, a apresentação da perspectiva para 2030 do espaço, seguindo os ODSs número 3 (Saúde e Bem estar) e 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura).

Roda de conversa – Data: 15/09 – Horário: 19h

Público: alunos da Escola Estadual João Feliciano

Mediadores: Ana Luiza do Patrocínio, Doutoranda em Educação e Kallyl Eduardo da Silva, professor de Arte/Rede

ODS do evento: 4 – Educação de Qualidade; 10 – Redução das desigualdades; 16 – Paz, Justiça e instituições eficazes; 3 – Saúde e Bem estar; 9 – Indústria, Inovação e infraestrutura.

Horário de funcionamento

A Biblioteca Municipal funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e está localizada na Avenida Nove de Julho, 215, ao lado do Parque dos Eucaliptos. O telefone da biblioteca é (12) 3959-2258 e o e-mail de contato é: [email protected]

Legenda: Contação de História marca o primeiro evento de aniversário da Biblioteca Municipal Macedo Soares