Conselho Nacional de Secretários de Saúde visita projeto premiado da Prefeitura de Jacareí

O Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) visitou Jacareí nesta quinta-feira (23) para conhecer o projeto ‘Alta Responsável – Materno Infantil’, da Secretaria de Saúde de Jacareí, vencedor de importante prêmio do Governo do Estado de São Paulo em 2022 por reduzir os índices de mortalidade infantil e materna na cidade. A visita aconteceu no Hospital São Francisco de Assis e contou com cerca de 30 representantes de vários estados.

O projeto ‘Alta Responsável’ teve início em 2017, desenvolvido pelo setor de Atenção Básica da Secretaria de Saúde em parceria com o Hospital São Francisco de Assis, com o objetivo de fortalecer o acompanhamento das gestantes de alto risco e seus bebês, até um ano de idade, garantindo a continuidade do cuidado pela Rede de Atenção à Saúde.

As gestantes acompanhadas são as consideradas de alto risco, que apresentam HIV, sífilis, uso de substâncias psicoativas, hipertensão, diabetes, malformação fetal ou COVID-19.

Segundo Águida Fernandes, Secretária Adjunta de Saúde, “a Secretaria de Saúde se sente extremamente honrada em receber a visita de profissionais conceituados que conheceram o trabalho desenvolvido em prol da qualidade de vida das nossas gestantes e recém-nascidos. Foi um excelente momento para troca de experiências e ideias. Ficamos lisonjeados com a visita e ver que Jacareí está sendo modelo para outros municípios com este projeto”.

O Assessor Técnico de Gabinete do Secretário de Saúde de Estado de São Paulo, Vanderlei Camargo Freitas, relata que “viemos aqui discutir um processo bastante importante relacionado à rede de atenção materna infantil, que o hospital, em composição com o município, tem desenvolvido. Um trabalho de atenção às gestantes. puérperas e recém-nascidos. A ideia é compartilhar este modelo muito bem sucedido”.

Conass

Segundo consta no site da instituição, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) foi criado em 3 de fevereiro de 1982, como uma associação civil sem fins lucrativos, de direito privado, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial, e se pauta pelos princípios que regem o direito público. O conselho reúne os Secretários de Estado da Saúde e seus substitutos legais, como gestores oficiais das Secretarias de Estado da Saúde (SES) dos estados e do Distrito Federal.

O Conass surgiu a partir do desejo dos secretários estaduais de saúde – à época liderados pelo médico Adib Jatene -, então secretário de Estado da Saúde de São Paulo, de atender à recomendação da Declaração de Alma Ata, cujo lema era “Saúde para todos no ano 2000”. Os principais objetivos do Conass são fortalecer as secretarias estaduais de saúde, torná-las mais participativas na reconstrução do setor saúde e representá-las politicamente.

Prêmio Cases Inovadores

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Saúde, recebeu, em 2022, o prêmio Cases Inovadores, concedido pelo Governo do Estado de São Paulo por reduzir os índices de mortalidade infantil e materna na cidade.

A premiação faz parte do programa Parcerias Municipais, desenvolvido por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado, e tem como objetivo incentivar e reconhecer iniciativas transformadoras implantadas pelos municípios nas áreas de Saúde, Educação, Segurança e Desenvolvimento Socioeconômico.

Legenda: Jacareí recebe a visita de representantes do CONASS