Conselho Escolar encerra eleição nesta quinta (17)

Escutar áudio do texto
Hoje foi o dia de os alunos votarem. Foto: Valter Pereira/PMJ

A Secretaria Municipal de Educação realizou nesta quinta-feira (17) o último dia de eleição do Conselho Escolar. O primeiro dia foi na quarta-feira (16), para os candidatos inscritos que estão distribuídos da seguinte forma: pais, pessoas da comunidade (que não têm filho na escola e é morador do bairro), funcionários da rede municipal, especialistas (professores de Arte, Educação Física, Orientador pedagógico etc.), docentes e alunos (apenas do Ensino Fundamental e EJA – Educação de Jovens e Adultos).

A votação para os pais e comunidade que estão nas escolas em que foram inscritos foi na quarta (16). Para os segmentos que estão diretamente dentro da unidade escolar (alunos, professores, especialistas, funcionários) está sendo realizado nesta quinta-feira (17). Após o resultado eleitoral, será realizada a posse dos conselheiros eleitos, no próximo dia 21, às 19h30, no EducaMais Jacareí.

A rede municipal de Jacareí conta hoje com Conselhos Escolares nas creches, EMEI e EMEFs. O processo eleitoral garante a constituição do Conselho através do voto direto. Para o assessor comunitário da Secretaria Municipal de Educação, Roberto Tarciso de Abreu, “o Conselho Escolar é muito importante, pois ajuda a melhorar os resultados da escola e colabora com o dia a dia, ajudando a resolver diversos problemas”.

Já o representante dos pais e da comunidade Reinaldo Nunes Bicudo, destaca que “o Conselho Escolar é soberano e capacita a todos a trabalharem para resolver as prioridades da escola. Quem ganha é a comunidade”. Segundo a diretora da EMEF Barão de Jacareí, Luciana Vieira Augusto, o Conselho Escolar é um importante instrumento para toda a comunidade se apropriar de um espaço público, que lhes pertence. É dado o direito a palavra de todos os envolvidos: pais, alunos e ex-alunos, democratizando e tornando transparentes as decisões tomadas na Escola.”

A diretora da EMEF Profª Claudia Gaspar (Jardim Santa Marina) Elaine Faria Aguiar, disse que as crianças estão animadas e orgulhosas de participarem do Conselho Escolar. “Estão se sentindo importantes e incentivadas”, destacou.

(Marta Fernandes/PMJ)