‘Conselho de Usuários’ e ‘Carta de Serviços’ são novos canais entre população e Prefeitura disponíveis no site

A população já pode enviar sugestões e consultar os serviços da prefeitura, por meio do Conselho de Usuários e da Carta de Serviços da Secretaria de Governo e Planejamento. Para acessar o Conselho de Usuários e dar sugestões para o município, basta entrar no site da prefeitura, em seguida, na parte inferior do site no campo de serviços para o Cidadão, clicar em Conselho de Usuários.

Já para acessar a Carta de Serviços, o munícipe também deve entrar no site da prefeitura e, no mesmo campo de serviços ao Cidadão, clicar em Carta de Serviços.

Conselho de Usuários

O Conselho de Usuários é uma ferramenta que ajuda os munícipes a avaliarem os serviços públicos, além de expor as suas ideias diretamente à ouvidoria. É uma nova forma de participação direta da sociedade, que irá conectar os usuários aos gestores responsáveis pelo serviço.

Qualquer pessoa pode se voluntariar para ser Conselheiro, sem a necessidade de eleições ou qualquer outro processo seletivo. Os Conselhos de Usuários de Serviços Públicos estão previstos em lei federal, que dispõe sobre participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da Administração Pública.

O seu funcionamento é totalmente virtual e sem qualquer burocracia. Apesar de, na maioria dos órgãos governamentais, ser necessário cadastramento para se tornar conselheiro, em Jacareí, qualquer cidadão pode participar e apresentar propostas de melhorias dos serviços da prefeitura.

Carta de Serviços

Já a Carta de Serviços ao Usuário, tem o objetivo de informar ao cidadão, os serviços prestados pela prefeitura, e o atendimento ao público. Também está prevista em Lei Federal, sendo um direito do cidadão. Tem por objetivo informar ao usuário, os serviços prestados pelo órgão, as formas de acesso a esses serviços e seus compromissos e padrões de qualidade de atendimento ao público.

Legenda: Qualquer munícipe pode acessar os links pelo site da prefeitura www.jacarei.sp.gov.br