Congresso em Jacareí discute Mobilidade Urbana

Na manhã dessa sexta-feira (9) aconteceu no EducaMais Jacareí a abertura do III Congresso Vale Paraibano de Segurança no Trânsito e Prevenção de Acidentes, coordenado pelo Movimento Voz do Trânsito e Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, em parcerias com prefeituras do Vale do Paraíba. O tema dos eventos é ‘Mobilidade Urbana, Acessibilidade e Qualidade Ambiental”.

O encontro, dedicado a mobilizar profissionais, órgãos e entidades de trânsito a constituir um espaço de interlocução que possibilite a troca de conhecimentos e a produção de referências de atuação, reúne psicólogos e profissionais que atuam na formação de condutores, usuários dos serviços de trânsito, gestores de transporte e representantes das prefeituras da região.

Para o coordenador do Núcleo de Trânsito e Mobilidade Urbana do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, Juliel Modesto, eventos como esse são espaços potentes de troca de saberes e fazeres. “Permitem que a política de trânsito se aproprie da psicologia como ciência e profissão, compromissada com a realidade regional”, comenta.

Participaram na primeira rodada de conversa, para debater o tema ‘Mobilidade Urbana e Desenvolvimento Regional’, o secretário de Mobilidade Urbana de Jacareí, Edinho Guedes, João Luiz representando a Secretaria de Mobilidade Urbana de Taubaté e Izabela Martine, psicóloga e representante do Movimento Voz do Trânsito.

A psicóloga comenta que criar espaço de interlocução para troca de conhecimento entre diversas áreas contribui muito com a melhora do trânsito. “Resultando em mudanças não só no trânsito, mas também na vida das pessoas”, explica Izabela Martine.

O secretário de Mobilidade Urbana de Jacareí, Edinho Guedes, que abriu o evento explicou que acredita muito na Educação de Trânsito. “Essas ações contribuem muito na transformação da mobilidade em Jacareí e também fortalece os usuários do trânsito”, finaliza.

O III Congresso Vale Paraibano de Segurança no Trânsito e Prevenção de Acidentes e o III Simpósio Vale Paraibano de Psicologia do Trânsito seguem com palestras, debates, rodas de conversa até às 20h desta sexta-feira (9) e sábado (10), das 8h30 às 17h, no EducaMais Jacareí (Avenida Eng. Davi Monteiro Lino, n° 3.595), localizado no bairro Parque dos Sinos, região norte de Jacareí.

Confira a programação completa aqui: https://www.jacarei.sp.gov.br/wp-content/uploads/2017/02/Programacao_Congresso_Simposio.pdf

(Luciana Valadares/PMJ – Foto: Cristina Reis/PMJ)