Confira os locais dos próximos serviços da Secretaria de Meio Ambiente

O calendário de serviços do mês de maio da Secretaria de Meio Ambiente de jacareí pode ser consultado no site da prefeitura (clique aqui), com os locais de varrição de ruas e de capina. Com relação ao Cata-Treco, que estava paralisado devido à pandemia de COVID-19, a operação já foi retomada aos sábados, nos bairros.

Neste calendário, a população pode ter acesso a todas as informações de dias, horários e endereços de atendimento. Os serviços que serão prestados nos próximos dias e os pontos de coleta de resíduos, e os endereços dos LEVs (Locais de Entrega Voluntária) também estão disponíveis neste link. A Secretaria de Meio Ambiente informa que os LEVs ainda seguem em horário reduzido, até as 17h.

Descarte Certo – Seguindo as orientações do Sistema Estadual de Vigilância Sanitária (Sevisa), a Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, informa ainda à população quais são as medidas recomendadas com relação ao descarte para pessoas com sintomas de gripe ou em isolamento domiciliar.

Os procedimentos são: descartar lenços, toalhas, fraldas ou papel higiênico em um primeiro saco plástico, fechando-o ao final do uso; acondicionar esses sacos primários em um segundo saco, que deve ser firmemente fechado ao fim de seu uso; embalar os sacos secundários com os demais resíduos domiciliares, e dispor para coleta domiciliar de rejeitos (resíduos não recicláveis).

“As pessoas devem se preocupar com o descarte e seguir as recomendações para proteger a saúde dos coletores e das pessoas que trabalham na operação do Aterro Sanitário”, explica a secretária de Meio Ambiente de Jacareí, Rossana Vasques. Sempre que houver condições físicas que possibilitem armazenar os sacos secundários de forma a evitar o contato com crianças e animais, eles deverão ser mantidos no domicílio da pessoa por 72 horas, antes da disposição para a coleta domiciliar.

Serviços neste período – A coleta de lixo domiciliar e a coleta seletiva estão funcionamento normalmente. Já a varrição de ruas, capina e limpeza foram reduzidas, por conta do afastamento dos colaboradores com idade superior a 60 anos e os que possuem problemas de saúde.

A coleta de materiais de saúde também está normal. A limpeza e retirada de entulho e resíduos descartados em pontos viciados também continuam. “Mantemos uma equipe de fiscalização que atende às denúncias e reclamações, bem como fiscalizam as ruas”, disse a secretária. “Solicitamos o apoio da população no sentido de fazer o acondicionamento do lixo da maneira correta, e também de evitar jogar materiais em praças e no meio de canteiros e avenidas”, completou.