Confira o balanço das ações contra a dengue realizadas pela Prefeitura de Jacareí na última semana

Dando continuidade às ações de combate à dengue, a Prefeitura de Jacareí divulgou um balanço das ações realizadas na última semana, entre os dias 17 e 23 de março, em um trabalho conjunto da Secretaria de Saúde e Secretaria de Meio Ambiente e Zeladoria Urbana.

Vistorias domiciliares

Agora com o reforço do Exército e da Guarda Civil Municipal, a equipe da Vigilância Ambiental em Saúde realizou vistorias porta-a-porta em residências e comércios, em busca de criadouros do mosquito Aedes aegypti. No período acima, foram priorizados os bairros/regiões de maior incidência: Centro, Parque Santo Antônio e Jardim Bela Vista. A partir desta segunda-feira (25), os trabalhos seguem pelo Jardim Bela Vista e percorrerá ainda o Jardim do Vale e Jardim Colinas.

Entre os dias 17 e 23 de março, foram vistoriados quase 2.063 imóveis, enquanto 1.140 estavam fechados, impedindo os trabalhos dos Agentes de Combate às Endemias e Agentes Comunitários de Saúde. Além disso, 1.344 imóveis receberam a nebulização – ação promovida pontualmente, nas imediações dos locais com casos confirmados da doença – e outros 249 estavam fechados, sem possibilidade de aplicação no momento do trabalho.

Também entre os dias 17 e 23 deste mês, a Secretaria de Saúde realizou 12 mil consultas, nas UPAs e na Rede de Atenção Básica (UBS e UMSF), onde foram feitos 3.169 testes. Atualmente, Jacareí está com 11.226 casos confirmados de dengue.

Operação Cata-Treco

Ao longo deste mês de março, o serviço está atendendo os bairros indicados pela Vigilância Epidemiológica de Jacareí, auxiliando no combate à dengue, visitando regiões com maiores índices de casos. A operação também evita que terrenos baldios, praças, rios e calçadas virem pontos de descarte irregular. Ao mesmo tempo, são realizados serviços de limpeza e varrição nas vias.

Ao todo, nesta semana, o serviço de cata-treco recolheu quase 19 toneladas de materiais, como móveis velhos, eletroeletrônicos, eletrodomésticos, plásticos, papelão, vidro e metais em geral, que estavam nos bairros Vila Pinheiro, Vila Ita, Cidade Salvador, Jardim das Indústrias, Parque Santo Antônio e Jardim Bela Vista.

Na quarta-feira (27), o serviço acontecerá no Jardim Bela Vista (entre as ruas Santa Teresinha e Nossa Senhora de Fátima).

Legenda: ações realizadas na última semana contra a dengue