Confira a programação do 1º Fórum Regional de Direitos Humanos, nesta sexta-feira (2)

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Subsecretaria de Igualdade e de Direitos Humanos, convida toda a população e região para o 1º Fórum Regional de Direitos Humanos do município, nesta sexta-feira (2), das 8h às 12h30 no Teatro Ariano Suassuna, localizado na Avenida Engenheiro Davi Monteiro Lino, 3.595 – Jardim Marcondes.

O Fórum terá a presença de palestrantes reconhecidos nacionalmente na área de Direitos Humanos, como Renato Noguera, Carolina Ignarra e César Mello. Confira a programação completa do evento, com horários, apresentações e participantes:

8h às 8h30 – Recepção – Inscrição

Cultura de Tradição – Um encontro entre a cultura da Capoeira com as forças da Cultura Popular.

Abertura da Exposição “O Abolicionista”, com a artista Janaina Vieira, formada em design, colagista e fotógrafa.   São obras que trazem personalidades históricas das esferas locais e mundiais, que representam o movimento negro até os dias atuais.

8h30 – Abertura do 1º Fórum Regional de Direitos Humanos, com o cerimonialista Rodrigo Hernandes, o “Santo”, reconhecido por suas palestras e artes visuais no campo das relações humanas.

8h35 – Intervenção Musical – Grazzi Brasil

8h40 – Abertura Oficial

8h55 – Audiovisual de Direitos Humanos

09h05 – Intervenção Musical – Grazzi Brasil

09h10 – Palestra I: “Incluir para transformar” – Carolina Ignarra – CEO Fundadora da ‘Talento Incluir’, responsável direta pela recolocação de sete mil pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

10h20 – Intervenção Musical – cantora Grazzi Brasil e músicos, o viés cultural ao longo do evento, trazendo a brasilidade em sua estética, voz e letras musicais.

10h25 – Palestra II: César Mello “Igualdade Racial” – multiartista, cantor, apresentador, compositor e ilustrador e ativista da pauta de Igualdade Racial.

11h15 – Agenda 2030 – Thiago Prado – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

11h30 – Intervenção Musical – Grazzi Brasil

11h35 – Palestra III: “Direitos Humanos” – Renato Noguera – doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Mestre em Filosofia e Epistemologia da Psicanálise pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e também professor associado do Departamento de Educação e Sociedade (DES), do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc), do Programa de Pós-Graduação Em Filosofia (PPGfil) da UFRRJ; Pesquisador do Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Leafro) e Coordenador do Grupo de Pesquisa Afroperspectivas, Saberes e Infâncias (Afrosin).

12h25 – Encerramento – Vídeo Institucional – Subsecretaria de Igualdade e de Direitos Humanos

12h30 – Intervenção Musical – Grazzi Brasil – Encerramento

Certificado

Para garantir o certificado de participação, o interessado deve preencher o formulário de inscrição no site da prefeitura. O fórum tem o propósito de dialogar e compreender a importância do trabalho de políticas públicas na perspectiva dos Direitos Humanos.

Na ocasião, serão celebrados os 12 meses de atividades da pasta, e a importância da realização de políticas públicas de acessibilidade, migrantes, mulheres vítimas de violência, comunidade LGBTQIA+ e Promoção da Igualdade Racial, com atenção à população negra, sendo essas ações de enfrentamento às desigualdades.

Legenda: Vários nomes do cenário nacional já confirmaram presença no evento