Conferência de Assistência Social reúne 400 pessoas

Promover o debate e discussão entre poder público e sociedade civil. Este foi o objetivo da 11a edição da Conferência de Assistência Social, que aconteceu nesta quinta (27) e sexta-feira (28), no Educamais Jacareí.
Estiveram presentes no evento o prefeito Izaias Santana, o vice Edgard Sasaki, a presidente da Câmara Municipal, Lucimar Ponciano e secretários municipais, além de mais de 400 pessoas que circularam pelo evento.
A conferência municipal é uma ação que acontece a cada dois anos em todas as cidades, como um primeiro passo para o levantamento das necessidades da cidade, criando um diagnóstico para as conferências estaduais e federais, que se darão em seguida.
Patricia Juliani, secretária de Assistência Social, comentou a necessidade de reuniões como essas. “É o momento da população expor sua opinião para a melhoria dos serviços e garantir os seus direitos. É necessária a união entre Poder Público, sociedade civil e entidades”, enfatizou a secretária.

Primeiro dia: Na quinta-feira (27), a consultora e palestrante Abigail Torres promoveu aos presentes uma apresentação sobre “Garantia de direitos no fortalecimento do SUAS (Sistema Único de Assistência Social)” e comentou sobre a importância do tema na formatação de um pensamento crítico para os debates promovidos: “Esse tema é estratégico em momentos de crise. É neste momento que os direitos sociais precisam ser garantidos. A ideia é como mobilizar as políticas públicas para fortalecer o atendimento e a prestação de serviço aos que mais necessitam”.

Segundo dia: O segundo dia de evento contou com a presença do prefeito Izaias Santana que disse que: “a união dos poderes Executivo e Legislativo ganha mais força com o que for deliberado aqui. Os serviços tem que ser objeto de constante discussão e é isso que nos permite olhar para o futuro”, comentou.
Após a Conferência Municipal, a Secretaria de Assistência Social fará um diagnóstico mostrando os principais desafios a serem enfrentados nos próximos dois anos.
(Victor Copola/PMJ – Foto: Alex Brito e Cristina Reis)