Comunicado da Secretaria de Finanças

Em 2015, o Banco Central determinou que todo boleto de pagamento tivesse os seguintes dados: CPF ou CNPJ do beneficiário e do pagador, valor e data de vencimento. Esta determinação deu origem à nova plataforma de boletos de pagamentos, nomeado “cobrança registrada”. Ou seja, era necessário que o banco de dados do município de Jacareí estivesse atualizado.

De acordo com o secretário de Finanças, Cláudio Tosetto, a administração anterior foi devidamente informada pela FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) sobre a determinação do Banco Central, que haveria mudanças na emissão e recebimentos de boletos, mas não tomou providências para atualização do cadastro dos contribuintes.

O secretário informou que desta forma, a gestão atual foi obrigada a vincular o recebimento dos boletos pela Caixa Econômica Federal, por ter maior número de agências e realizar o atendimento também pelas lotéricas.

Além disso, as outras instituições bancárias consultadas pela Prefeitura não aceitaram receber os boletos sem as alterações mencionadas, impossibilitando uma ampliação no atendimento aos contribuintes.

As agências do Santander também podem fazer o recebimento por ter convênio firmando com a Prefeitura.

(Diretoria de Jornalismo / PMJ)