Compromisso com educação antirracista é reafirmado em encontro com seis municípios, em Jacareí

Escutar áudio do texto

Cerimônia recebeu representantes do Ministério da Educação, do governo estadual e de outros cinco municípios do Vale e do Alto Tietê

Em um momento de reafirmação com uma educação antirrascista, prefeitos e representantes de seis municípios do estado de São Paulo assinaram um pacto nesta quarta-feira (14), no Complexo Educacional Paulo Freire, em Jacareí. O evento foi promovido pela Diretoria de Ensino de Jacareí, do governo estadual, para consolidar o compromisso com a superação das desigualdades étnico-raciais.

A programação teve início com a formação de uma mesa solene, responsável pela assinatura do pacto. Participaram da iniciativa os prefeitos de Jacareí, Igaratá e Santa Isabel, o vice-prefeito de Guararema, representantes da Secretaria de Educação de Arujá e Santa Branca, o dirigente de ensino regional e o agente de governança do Ministério da Educação. Também participaram secretários e diretores de escolas municipais.

As atividades ainda contaram com uma apresentação de uma brincadeira africana trabalhada com crianças da Pré-Escola da EMEI Irineu Idalgo Sanches, ministrada pela professora Maria Alice. A programação também incluiu a Orquestra de Santa Isabel, palestra de Maíra Mantovani e Mariana Castro, da UNEafro Brasil e abordagem das ações desenvolvidas pelos municípios e pela Diretoria de Ensino. 

“É um privilégio receber um evento tão importante como este. Hoje foi uma oportunidade de podermos engajar, ainda mais, nossos diretores para construirmos escolas cada vez mais saudáveis para todos. Nossas escolas devem ser sempre ambientes de respeito e acolhimento”, acrescentou a secretária de Educação de Jacareí, Danielli Villar.