Comércio exterior é tema de encontro em Jacareí

Escutar áudio do texto

Identificar as atividades do comércio exterior em Jacareí e mapear propostas e demandas do setor. Este foi o objetivo da reunião que aconteceu nesta terça-feira (4), na Universal Armazéns, em Jacareí.

O evento reuniu cerca de 40 pessoas, entre elas o secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Amagai, representantes da Receita Federal, o diretor do CIESP Jacareí, Ricardo Esper,  a despachante Reila Silva  e Ricardo Vaz, representante da PEIEX (Projeto Extensão Industrial Exportadora).

Segundo o secretário, a ideia é de criar um grupo permanente com essa finalidade. “Este grupo será primordial para discutirmos o que compete ao comércio exterior em nossa cidade, debatendo sobre como podemos atuar nesta área, unindo os setores público e privado”, informou.

Ainda segundo Amagai, Jacareí está em franca expansão e empresas que já se instalaram na cidade sinalizaram o aumento de produção, inclusive com novas empresas que pretendem se instalar na cidade. A expectativa é de que já no ano que vem a economia seja de grande melhora.

Atualmente, o Vale do Paraíba possui quatro cidades no “Top 50” do ranking nacional de exportações, sendo que Jacareí ocupa a 43a posição. Quando comparado a outras cidades do Vale, o município sobe para a 3a posição, movimentando U$855 milhões no ano passado (com destaque para produtos químicos, que representaram 41% do montante).

Ricardo Esper, diretor do CIESP, evidenciou “a importância desta união entre as esferas municipal, federal e empresários será fator determinante no fomento a essa área”, finalizou.

(Victor Copola/PMJ – Foto: Cristina Reis/PMJ)