Comédia “As Artes – Malasartes” é atração domingo no Parque da Cidade

Malasarte 7003
Elenco do grupo Janela Mágica, que apresenta a comédia “As Artes – Malasartes”, às 16h de domingo (3), no Parque da Cidade (Foto: Divulgação)

Na tarde deste domingo (3), aniversário de Jacareí, tem teatro gratuito no Parque da Cidade, região central. O grupo Janela Mágica apresenta a comédia “As Artes – Malasartes”, às 16 horas. O evento é uma realização da Oficina Altino Bondesan, com apoio da Fundação Cultural de Jacarehy José Maria de Abreu.

O espetáculo conta as aventuras de Pedro Malasartes, figura tradicional nos contos populares e que costuma ser adaptada em todo país. “Quem nunca ouviu falar em Pedro Malasartes? Ou Pedro das Malasartes ou ainda Malasarte e Malazarte? Tipo tradicional das culturas portuguesa e brasileira, surgida há séculos, segundo o folclorista Câmara Cascudo, é um exemplo de burlão invencível, astucioso, cínico, inesgotável de expedientes e de enganos, sem escrúpulos e sem remorsos”, comenta o diretor Carlos Rosa.

O espetáculo “Malasartes” apresenta ainda elementos de manifestações culturais como o calango, a festa junina, os bonecos “pereirões” e as cores das figureiras, que se destacam como referências da chamada cultura do Piraquara, fundamental para a construção da identidade do povo valeparaibano.
No elenco estão Ana Bonani, Guilherme Venâncio, Jean Fábio, Paty Beghetto, Romulo Scarinni e Lucilene Dias.

(Rosana Antunes/PMJ)