Meta é imunizar 90% dos grupos de risco e reduzir internações e óbitos

A Campanha de Vacinação contra a gripe (Influenza), começa neste sábado (28) com o Dia “D” para todos os grupos prioritários (confira a lista ao final da matéria). Sete Unidades de Saúde de Jacareí estarão abertas para atender a população.
A campanha, que vai até o dia 30 de maio, tem como objetivo vacinar 90% do público-alvo, reduzindo complicações, internações e óbitos por Influenza, especialmente nos grupos mais vulneráveis.
“A vacinação é a forma mais eficaz de reduzir hospitalizações e mortes, principalmente para as pessoas dos grupos de risco. Com a chegada das temperaturas mais frias e maior circulação de vírus respiratórios, é muito importante que as pessoas se vacinem”, enfatizou a secretária de Saúde, Aguida Fernandes.
Dia D
Em Jacareí, sete Unidades de Saúde da Família (UMSF) estarão abertas neste sábado (28), das 8h às 17h, para vacinação contra Influenza. Além disso, todas as outras vacinas do calendário vacinal de rotina estarão disponíveis para as pessoas que precisam atualizar a caderneta.
- UMSF Central – Avenida Senador Joaquim Miguel Martins de Siqueira, 75.
- UMSF Cidade Salvador – Rua Cruzeiro, 365.
- UMSF Igarapés – Rua Engenheiro Flávio da Silva Freitas, 860.
- UMSF Jardim das Indústrias – Rua Anésia Ruston, 507.
- UMSF Rio Comprido – Rua Aracaju, 154.
- UMSF Parque Meia-Lua – Rua da Imprensa, 394.
- UMSF Santa Cruz dos Lázaros – Avenida Maria Augusta Fagundes Gomes, 1055.
Os munícipes podem se vacinar em qualquer uma destas unidades de saúde, basta apresentar documento com foto e, se possível, a caderneta de vacinação. Para as pessoas com comorbidades, é necessário apresentar um comprovante da condição de saúde, já os grupos de trabalhadores específicos, é preciso apresentar um documento que comprove o exercício efetivo da função.
Confira a lista completa dos grupos prioritários de vacinação:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade
- Profissionais de saúde
- Gestantes
- Puérperas
- Professores do ensino básico e superior
- Povos indígenas
- Quilombolas
- Trabalhadores da saúde
- Idosos com 60 anos ou mais de idade
- Pessoas em situação de rua
- Profissionais das forças de segurança e salvamento
- Profissionais das Forças Armadas
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
- Pessoas com deficiência permanente
- Caminhoneiros
- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso
- Trabalhadores dos correios
- Trabalhadores portuários
- População privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e jovens que cumprem medidas socioeducativas
Após o DIA D, a campanha segue a partir de segunda-feira (30), em todas as 19 UMSFs do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com entrega de senhas até as 16h.
As quatro Unidades 12h (Cidade Salvador, Jardim das Indústrias, Parque Santo Antônio e Santa Cruz dos Lázaros) estarão vacinando com horário ampliado, das 8h às 19h, com entrega de senhas até as 18h, de acordo com a capacidade de cada unidade.
