Combate às enchentes! Prefeitura de Jacareí assina ordens de serviço para canalizações do córrego no Jardim São Luiz e nos afluentes do Tanquinho

Aline Pascoal de Oliveira, com filhos

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Governo e Planejamento, assinou na terça-feira (13) as ordens de serviço para as obras de canalização dos afluentes do Córrego do Tanquinho, nos trechos do Condomínio Stellarium Domus e da Avenida Diogo Fontes, e a canalização do córrego no Jardim São Luiz.

Os trabalhos já começam nos próximos dias, com duas frentes de trabalho, e aproveitando a estiagem, com serviços diversos que envolvem alargamento de calhas, rebaixamento de seção, canalização, entre outros. Veja mais detalhes ao longo do texto, com prazo e valores estabelecidos, oriundos de empréstimo entre o CAF- Banco de Desenvolvimento da América Latina e a Prefeitura de Jacareí.

Presente ao evento e representando o coletivo de moradores do Condomínio Stellarum Domus, a síndica Maria Aparecida Rodrigues estava emocionada. “Estou sentindo um misto de felicidade e gratidão, porque vemos que vai acontecer, melhorando a estética, valorizando imóveis e permitindo novos comércios ao redor”. De fato, todo o entorno será valorizado, e as obras resolverão a questão da portaria do condomínio, que traz muito incômodo para os moradores.

“Onde tem gente morando, é prioridade. Arrumar um jeito de conseguir recurso, licitar e fazer obra. É vontade, gente competente e sensibilidade para definir o que é mais importante e cuidar das pessoas”, destaca Celso Florêncio, secretário de Governo e Planejamento de Jacareí .

Veja, a seguir, detalhamento de cada obra.

Avenida Diogo Fontes: sanar o problema de enchentes na região, aumentando a seção do canal para dar mais vazão a água. A calha do córrego será alargada e rebaixada. O prazo é de oito meses e o investimento de R$8.794.718,94, com recurso do CAF.

Stellarum Domus e entorno: sanar os problemas de enchentes e erosão do Condomínio Stellarum Domus e Associação Bunkyo, com o alargamento e afundamento do córrego e correção das margens, entre outros. Prazo de oito meses e investimento de R$3.668.192,01, com recurso do CAF.

Córrego do Jardim São Luiz: sanar o problema de enchentes na região, aumentando a seção do canal para dar mais vazão às águas da chuva. O prazo é de 14 meses e o investimento é de R$10.612,093,86, com recurso do CAF.

Diálogo

Como detalhado, a previsão de entrega de todo pacote de obras é entre 8 e 14 meses. Com esta perspectiva, moradores presentes nos atos da assinatura das ordens de serviço compartilharam suas emoções e expectativas. “Todas as vezes que estivemos na Prefeitura, fomos atendidos, respeitados e costuramos a solução. Foi uma troca que hoje é realidade”, disse Luciana Togni, uma das representantes dos moradores e que mora há 10 anos no Jardim São Luiz.

Dorcas Neves, 68 anos, estava com a bisneta

Dorcas Neves, 68 anos, estava com a bisneta e falou da mudança no entorno. “Há 40 anos só tinha a gente aqui, mas veio muita casa em volta, prédio, e começou a ter problema. Agora o que tem é solução. Meus meninos vão poder brincar na rua de novo, sem medo de chuva”, disse. Ela estava ao lado da vizinha, Aline Pascoal de Oliveira, que tem um casal de filhos e também comentou neste sentido. “Chegamos tem pouco tempo e esperamos que as obras tragam tranquilidade para todos. A gente merece”, encerrou.

Legenda: Prefeitura de Jacareí assina ordens de serviço para canalizações do córrego no Jardim São Luiz e nos afluentes do Tanquinho