Combate ao Coronavírus em Jacareí – 9 de abril – 2ª edição

5º caso confirmado no município e aumento dos casos suspeitos

Na tarde desta quinta-feira (9), a Prefeitura de Jacareí informa que tem 82 casos suspeitos de Coronavírus (COVID-19). Dois casos a mais em relação ao número divulgado na manhã de hoje. Também nesta manhã, foi divulgado o 5º caso confirmado. Trata-se de uma mulher de 25 anos. Ela foi atendida em hospital de São José dos Campos e o resultado positivo veio no final da quarta-feira (8) de um laboratório privado e credenciado. A mulher encontra-se bem e já está em isolamento domiciliar.

Os casos suspeitos aguardam resultados dos exames, que virão da Secretaria Estadual de Saúde. Quantos aos casos descartados (casos que se enquadram nas definições estabelecidas pela OMS, mas deram resultado negativo para o novo Coronavírus), houve aumento. Ontem, eram 18. A boa notícia é que, hoje, os descartados foram para 32.

NÚMEROS – As notificações totalizam, até aqui, 285, sendo 32 casos descartados, 88 excluídos (casos que não se enquadraram nas definições estabelecidas pela OMS), e 78 em investigação.

Entre os suspeitos, temos 47 mulheres e 35 homens. A faixa etária que predomina nos dados da tarde desta quinta-feira é a entre 30 e 45 anos, com 30 casos suspeitos (37%), e os acima de 45 anos, também com 30 casos (37%). Depois estão os jovens entre 15 e 30 anos, com 12 casos (15%). Por fim, os menores de 15 anos, com 10 casos suspeitos (11%).

CONFIRMADOS – O município tem, agora, cinco casos confirmados da doença. São dois homens de 56 e de 46 anos, uma mulher de 50 anos e a jovem de 25 anos. Os quatro estão em suas casas (respeitando o isolamento social), e todos apresentam bom estado de saúde. As confirmações se deram no fim de março (dias 26, 30 e 31) e a mais recente em abril (dia 8). Além dos quatro, há o caso de óbito do senhor de 88 anos.

ÓBITO – O paciente que foi a óbito deu entrada no Pronto-Atendimento de um hospital particular da cidade com o quadro de pneumonia no dia 30 de março (segunda-feira) e faleceu no mesmo dia. O resultado do teste com a confirmação chegou no início da tarde de 3 de abril (sexta-feira). O idoso tinha, também, um quadro de saúde delicado, com diagnóstico de doença cardiovascular, hipertensão e doença pulmonar crônica.

A cidade ainda segue no aguardo do resultado de uma morte suspeita (uma senhora de 90 anos, que faleceu no dia 27 de março). A conclusão deste caso virá do Instituto Adolfo Lutz (do Governo do Estado de São Paulo).

Há, ainda, um óbito de uma mulher de 51 anos, que foi atendida em Guararema. Neste último caso, levantou-se a suspeita de a morte ter sido por Coronavírus, mas a Vigilância à Saúde de Jacareí foi comunicada, recentemente, de que este óbito não foi por conta da COVID-19 (portanto, caso descartado).

INFORMAÇÃO – Acompanhe as informações em nossos canais oficiais: site e Redes Sociais. A Prefeitura de Jacareí seguirá seu compromisso de informar os novos números à população, à medida que forem tendo atualizações.

Site: www.jacarei.sp.gov.br/coronavirus

Facebook: www.facebook.com/PrefeituraMunicipaldeJacarei