Combate a enchentes: Córrego do Turi passa por limpeza preventiva

Esforços se somam ao represamento e conclusão dos três piscinões, que permitiram nenhum transbordo na última temporada de chuvas

O transbordo do Córrego do Turi sempre foi motivo de preocupação e alerta, especialmente nos períodos de chuvas fortes. Com leito sinuoso e que corta a região central da cidade, passando por diversos bairros adensados, resolver a questão é um desafio e contar com a ajuda da população é fundamental, respeitando a natureza e não jogando lixo (em hipótese nenhuma!) no leito do rio.

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Zeladoria Urbana, tem feito sua parte e, nos últimos dias, realiza um trabalho intenso de limpeza na área central, com maquinário pesado e equipes focadas em remover lixo da orla e das águas. Além disso, oito novos equipamentos de combate a enchentes estão em uso na cidade, efetuando a drenagem das águas pluviais, evitando erosões, limpando córregos e valas, entre outras ações que proporcionam segurança aos moradores de diversas regiões.

Fim dos Transbordos na Época Chuvosa

As limpezas preventivas e de rotina que estão acontecendo também foram feitas em anos anteriores e, somadas às obras de represamento do Turi na região central e a aos três piscinões nos bairros Jardim Pitoresco, Jardim do Marquês e Parque dos Príncipes, foram pensadas para resolver definitivamente o problema de alagamento, evitando que o volume de água consiga se concentrar em determinado trecho. Os resultados já foram constatados no último período de chuva. Segundo dados da Defesa Civil, não houve nenhuma ocorrência de transbordo do leito do Turi no último ano, incluindo a época de chuvas mais intensas.

Legenda: Equipamentos estão trabalhando na limpeza preventiva do Córrego do Turi, na região central de Jacareí