Casas fechadas e visitas recusadas dificultam o controle do mosquito transmissor da Dengue

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Saúde está intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. As equipes realizam uma força-tarefa com visitas casa a casa em diferentes regiões da cidade, com o objetivo de identificar e eliminar possíveis criadouros do mosquito, além de orientar os moradores sobre medidas preventivas.
De acordo com dados da Vigilância em Saúde, somente em 2025, 325.557 imóveis foram visitados no município. Desse total, 201.478 residências foram efetivamente vistoriadas, com controle de criadouros e orientações à população. No entanto, 124.079 imóveis(38%) estavam fechados ou tiveram a entrada dos agentes recusada, o que compromete a eficácia das ações.
As equipes de nebulização também enfrentam dificuldades. Das visitas programadas, a aplicação foi realizada em 4.851 imóveis, enquanto 12.894 (72,6%) estavam fechados ou não autorizaram a entrada dos profissionais.
A secretária de Saúde, Aguida Fernandes, alerta para o impacto dessas recusas no controle da doença. “O alto índice de imóveis fechados ou que recusaram a entrada dos agentes acende um alerta, já que cerca de 80% dos criadouros do mosquito estão dentro das residências. A colaboração da população é fundamental para reduzir os casos e proteger a saúde de todos”, destacou.
A Prefeitura reforça a importância de permitir o acesso dos Agentes de Combate às Endemias, devidamente identificados com colete e crachá, e de manter os cuidados diários para eliminar focos de água parada.
Cronograma de Ações
As ações da Prefeitura, em parceria com a população, são fundamentais para impedir o avanço da proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Os bairros atendidos nesta semana serão: Jardim Flórida (Av. Mississipi), Jardim Conquista e Parque Santo Antônio, conforme calendário.
O cronograma pode ser alterado de acordo com a necessidade e avaliação técnica da secretaria de Saúde. Confira, a seguir, a programação das ações.
Visitas casa a casa
Cronograma: Jardim Flórida (Av. Mississipi)
As visitas são realizadas por Agentes de Combate às Endemias, que visitam as residências em busca de possíveis focos da dengue e passam orientações aos moradores. Os agentes estão com coletes e crachás de identificação da Prefeitura de Jacareí, portanto é de extrema importância que o munícipe permita o acesso desses profissionais.
Cata-treco
Cronograma:
- Terça (20): Jardim Conquista.
- Quarta (21): Cata-treco agendado.
- Quinta (22): Av. Mississipi
- Sexta (23): Av. Mississipi
Coleta de materiais inservíveis que podem acumular água e servir como criadouros do mosquito. São recolhidos pelo caminhão itens como móveis velhos, eletroeletrônicos, eletrodomésticos, plásticos papelão, vidro e metais em geral. Os moradores devem colocar os materiais na calçada antes do início da operação, até às 6h50.
Nebulização
Cronograma: Parque Santo Antônio.
Aplicação de inseticida, pontualmente em locais com casos confirmados ou suspeitos da doença. O produto utilizado não oferece riscos à saúde de humanos e animais.
Vacinação
Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos podem tomar a vacina contra a dengue, em qualquer uma das 19 unidades de saúde do município. Quatro delas estão com horário estendido de atendimento, das 8h às 19h (com entrega de senhas até às 18h): Santa Cruz dos Lázaros, Cidade Salvador, Parque Santo Antônio e Jardim das Indústrias.
Avaliação de Densidade Larvária (ADL)
Durante a visita aos domicílios, os Agentes de Combate às Endemias examinam cuidadosamente os recipientes com potencial de se tornarem criadouros para o mosquito e os que já estão com água, realizando a coleta de amostras de larvas e pupas para análise. A ação é realizada a cada três meses em diversas regiões da cidade.
“Zap Dengue”
O canal tem como objetivo fornecer informações claras sobre a doença, esclarecer dúvidas dos munícipes e receber denúncias de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti.
Para iniciar a interação, basta enviar uma mensagem com um “oi” ou qualquer outra saudação para o número (12) 99159-7877, via WhatsApp.
Por meio do ‘Zap Dengue’, a população pode obter informações sobre:
- Denúncias de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti;
- Sintomas da dengue;
- Cuidados de prevenção;
- Localização das unidades de saúde mais próximas;
- Telefones de contato relevantes e outras questões relacionadas ao tema.
Além disso, os moradores também podem realizar denúncias pelo 156, pelo Atende Bem on-line ou presencialmente, na Praça dos Três Poderes, nº 73, Centro. Existe, também, a opção do telefone 0800 016 3010.
