
Ampliando as ações realizadas de combate à dengue, a Prefeitura de Jacareí iniciou nesta sexta-feira (28) o uso do fumacê para auxiliar na eliminação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
Nessa nebulização espacial (fumacê), um veículo passa pelas ruas fazendo a aspersão de água com larvicida, porém sem a queima de óleo mineral, que gera a fumaça, conforme recomendação das autoridades de Saúde.
O serviço passará por todas as regiões do município, seguindo um calendário elaborado pela Secretaria de Infraestrutura em conjunto com a Secretaria de Saúde, percorrendo as ruas da cidade, com foco principalmente nos bairros com mais casos da doença registrados. Os primeiros bairros a receberem o serviço são o Quilombo Coração Valente e o Lagoa Azul.
A medida somará forças com os serviços já realizados pela Prefeitura, como a nebulização individualizada (que é feita dentro dos imóveis), visitas casa a casa e a operação cata-treco. Na última semana, a cidade já havia iniciado a utilização do drone para mapeamento e pulverização de larvicida em pontos estratégicos da cidade.
Fumacê
A mistura espalhada nos bairros pelo fumacê, permanece no ambiente por alguns minutos e atinge os mosquitos que estiverem voando ou desalojados de seus refúgios. Por isso, é necessário que os moradores deixem portas e janelas abertas durante a passagem do fumacê, para que as gotículas de inseticidas geradas pelo equipamento penetrem o interior dos quintais e das casas, nos locais onde os mosquitos são encontrados.
“Diante da situação que vivemos, com alta nos casos de dengue na cidade, estamos expandindo o alcance das ações da prefeitura, acrescendo mais um serviço de combate à doença, sem deixar de lado os trabalhos que já são feitos o ano inteiro”, afirmou o secretário de Infraestrutura de Jacareí, Fuade Boaceff.