Ação faz parte dos esforços e estratégias no combate à dengue e outras arboviroses

A Secretaria de Saúde de Jacareí, por meio da Vigilância em Saúde, deu início nesta segunda-feira (5) à primeira Avaliação de Densidade Larvária (ADL) do ano. A ação é fundamental para mapear os índices de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, permitindo um direcionamento estratégico das operações de combate.
A ADL consiste na visita de Agentes de Combate às Endemias aos imóveis para identificar e quantificar a presença de larvas. Com os dados coletados, a Vigilância em Saúde consegue prever riscos de surtos e intensificar o alerta à população sobre a importância de eliminar recipientes que possam acumular água parada.
Além desta ação, a Prefeitura já iniciou os esforços para combater o mosquito Aedes aegypti, conscientizando a população sobre os cuidados para não deixar água parada e eliminar os criadouros do mosquito, por meio de ações entre as secretarias de Saúde e de Infraestrutura.
Cronograma das ações
As ações estão distribuídas entre ADL, visitas casa a casa, operação Cata-Treco e nebulização. Os bairros atendidos nesta semana serão: Jardim Bela Vista, Comunidade Coração Valente (Bandeira Branca), Rio Comprido e Jardim Santa Marina, conforme calendário.
O cronograma pode ser alterado conforme a necessidade e avaliação técnica da secretaria de Saúde. Confira, a seguir, a programação das ações.
Visitas casa a casa
Cronograma: Jardim Bela Vista e Comunidade Coração Valente (Bandeira Branca).
Cata-treco
Cronograma:
- Segunda (5): Rio Comprido.
- Terça (6): Jardim Bela Vista.
- Quarta (7): Cata-treco agendado.
- Quinta (8): Coração Valente.
- Sexta (9): Coração Valente.
Coleta de materiais inservíveis que podem acumular água e servir como criadouros do mosquito. São recolhidos pelo caminhão itens como móveis velhos, eletroeletrônicos, eletrodomésticos, plásticos papelão, vidro e metais em geral. Os moradores devem colocar os materiais na calçada antes do início da operação, até às 6h50.
Nebulização
Cronograma: Jardim Santa Marina.
Aplicação de inseticida, pontualmente em locais com casos confirmados ou suspeitos da doença. O produto utilizado não oferece riscos à saúde de humanos e animais.
Avaliação de Densidade Larvária (ADL)
Durante a visita aos domicílios, os Agentes de Combate às Endemias examinam cuidadosamente os recipientes com potencial de se tornarem criadouros para o mosquito e os que já estão com água, realizando a coleta de amostras de larvas e pupas para análise. A ação é realizada a cada três meses em diversas regiões da cidade.
