Com público de mais de 700 pessoas, Jacareí realiza o 1º Fórum Regional de Direitos Humanos

Palestrante Renato Noguera

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Subsecretaria de Igualdade e Direitos Humanos, realizou o 1º Fórum Regional de Direitos Humanos, que reuniu mais de 700 pessoas no Teatro Ariano Suassuna (Complexo Educacional Paulo Freire), na sexta-feira (2).

O evento foi marcado pela emoção do público em toda a sua programação, que contou com a presença de palestrantes reconhecidos nacionalmente na área de Direitos Humanos, como Renato Noguera, Carolina Ignarra e César Mello, além de apresentações musicais com a cantora Grazzi Brasil e músicos, encontro de Capoeiras, e a abertura da Exposição “O Abolicionista”, com a artista Janaina Vieira, formada em design, colagista e fotógrafa.

A abertura do Fórum foi realizada pelo cerimonialista Rodrigo Hernandes, o “Santo”, reconhecido por suas palestras e artes visuais no campo das relações humanas. Várias autoridades municipais, regionais e estaduais também prestigiaram o evento.

A subsecretária de Igualdade e de Direitos Humanos de Jacareí, Girlaine Dias, abriu o fórum destacando que Jacareí é a primeira cidade da região a instituir um órgão oficial para falar de direitos humanos e políticas públicas. “Eu tenho um sonho, que todos nós tenhamos direitos e deveres, oportunidades iguais para todas as pessoas e um olhar para o outro como irmão, sem discriminação”, ressaltou.

Coordenador Antônio Carlos da Silva

Igualdade

Já o coordenador estadual de Políticas para a População Negra e Indígena da Secretaria da Justiça e Cidadania, Antônio Carlos da Silva, enfatizou: “Aqui há uma Administração ousada, no sentido de cuidar dos direitos das pessoas. Que continuemos a lutar por este sonho, de uma sociedade em que todos somos iguais”, disse.

A programação do evento comoveu a todos os presentes, com várias palestras, como a “Incluir para transformar”, ministrada pela Carolina Ignarra, CEO Fundadora da ‘Talento Incluir’, responsável direta pela recolocação de sete mil pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

A palestra “Igualdade Racial” foi realizada pelo ator e multiartista César Mello, cantor, apresentador, compositor, ilustrador e ativista da pauta de Igualdade Racial. Já o tema “Agenda 2030- Objetivos do Desenvolvimento Sustentável” foi com Thiago Prado, diretor de Gabinete da Prefeitura de Jacareí.

Direitos Humanos

Palestrante César Mello

A palestra final foi “Direitos Humanos”, ministrada por Renato Noguera, doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Mestre em Filosofia e Epistemologia da Psicanálise pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e também professor associado do Departamento de Educação e Sociedade (DES), do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc), do Programa de Pós-Graduação Em Filosofia (PPGfil) da UFRRJ; Pesquisador do Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Leafro) e Coordenador do Grupo de Pesquisa Afroperspectivas, Saberes e Infâncias (Afrosin).

Legenda: Vários nomes do cenário nacional prestigiaram o 1º Fórum Regional de Direitos Humanos, realizado em Jacareí

Confira a galeria de fotos do evento: https://www.flickr.com/photos/prefeiturajacarei/albums/72177720304143511