Com mais de R$ 1,4 milhão em investimentos, Jacareí reinaugura UMSF Vila Zezé e CAPS II

Espaços foram reformados, ampliados e receberam novos equipamentos e mobiliário. Atendimentos à população já estão acontecendo

No sábado (17) foram reinaugurados dois equipamentos da Secretaria de Saúde de Jacareí: a UMSF (Unidade Municipal de Saúde da Família) Vila Zezé e o CAPS II (Centro de Atenção Psicossocial) “Novos Caminhos”. Ambos os locais foram fechados em 2020 para passarem por reformas e ampliações.

Ao todo, foram investidos R$ 1.462.293,63, na ampliação de salas, aquisição de novos equipamentos e mobiliário, além de novas instalações hidráulicas e elétricas. O investimento é proveniente de recursos federais e municipais.

A Secretária de Saúde, Rosana Gravena, participou dos eventos de reinauguração e explicou a importância dos dois equipamentos de saúde para os moradores de Jacareí. “A UMSF teve o seu tamanho triplicado e foi toda revitalizada para acolher nossos usuários com mais qualidade. No CAPS, a mudança resolve principalmente a falta de espaço para as atividades terapêuticas”, disse.

Para a Conselheira de Saúde, Ivanilde Beserra dos Santos, a reforma é uma importante conquista para a comunidade, aguardada há alguns anos. “Sem dúvidas ficou um espaço mais amplo acolhedor para as pessoas que já chegam aqui tristes, deprimidas, e precisam de um ambiente melhor”.

UMSF Vila Zezé

O local estava fechado desde outubro de 2020 e teve ampliação da estrutura física com cinco novos consultórios médicos, além de um novo consultório odontológico. O espaço também recebeu nova sala de reunião, banheiros para portadores de necessidades especiais e teve toda a parte hidráulica e elétrica refeita. A Prefeitura também fez a aquisição de novo mobiliário, aparelhos de ar-condicionado, computadores e bebedouros.

A UMSF Vila Zezé realiza uma média de 2.480 atendimentos mensais, entre consultas de enfermagem, pré-natal, atendimento domiciliar, acolhimento, curativos, coleta de exames preventivos, aplicação de vacinas, medicação, aferição de sinais vitais, antropometria, testes rápidos, retirada de pontos, dentre outros.

A UMSF Vila Zezé fica localizada na Travessa Machado de Assis, s/n, no bairro Vila Zezé.

CAPS II “Novos Caminhos”

O local estava fechado desde julho de 2020 e também teve ampliação de sua estrutura, com duas novas salas para atendimento e novo mobiliário. Além disso, foi construído um galpão, para que possam ser realizados eventos após a pandemia.

O CAPS II é um serviço de saúde aberto e comunitário do Sistema Único de Saúde (SUS). Um lugar de referência e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais graves, psicoses, neuroses e demais quadros, cuja severidade e persistência justifiquem sua permanência num dispositivo de cuidado intensivo, comunitário e personalizado.

São realizados, em média, 900 atendimentos mensais no CAPS II. Com as melhorias realizadas no espaço, o objetivo é aumentar esse número, por meio das atividades em grupo, acolhimentos e atendimentos individuais.

O CAPS II fica localizado na rua Dona Nenê Namura Abib, 134, no bairro Jardim Paulistano.

Paulistano.