Coleta responsável de televisores é realizada pelos LEVs de Jacareí

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, informa que os pontos que estão recolhendo os televisores em Jacareí são os LEVs (Locais de Entrega Voluntária) do município. Com o desligamento do sinal analógico de TV, que já começou na região e será concluído em 17 de janeiro, muitas pessoas podem aproveitar para descartar televisores quebrados ou trocar aquele televisor antigo, o que não é necessário, uma vez que, com o conversor instalado e antena adequada, qualquer televisor pode transmitir a programação de TV aberta por meio do sinal digital.

A diretora de Limpeza Pública Marli Gomes explica que, a Seja Digital (entidade responsável pela operação do processo de migração do sinal de TV no Brasil) por meio da consultoria Giral (que atua na área de inteligência de recursos, governança intersetorial e negócios de impacto), fez uma parceria com a cooperativa Recicla Jacareí para receber todos os aparelhos dos Eco Pontos e armazená-los.

A Coopertech de São José (cooperativa que trabalha com reciclagem de resíduos eletrônicos) recolhe o televisor inteiro. Anteriormente a Recicla Jacareí recebia os aparelhos dos LEVs, desmontava, e vendia as peças separadamente para as empresas recicladoras.

No entanto o tubo que era contaminante, ficava sem lugar para destinação final, porque não havia compradores (ficava armazenado na cooperativa). “Por 60 dias será feita esta parceria”, disse a diretora.

A Secretaria de Meio Ambiente pretende a partir dos próximos anos montar um LEV só para aparelhos eletrônicos. Para a Seja Digital (entidade responsável pela operação do processo de migração do sinal de TV no Brasil), encontrar um destino adequado para os eletrônicos quebrados é um dos principais desafios da atualidade. Muitos desses produtos não podem ser descartados no aterro, pois possuem metais tóxicos que contaminam o meio ambiente.

Serviço:

ECO PONTOS PARA ENTREGA:

LEV Jardim Santa Maria – Av. Malek Assad, 725

LEV Jardim Flórida – Av. Pensilvânia, 793 – (próximo a rotatória)

LEV Altos de Santana II – Av. Gilda Parente Grecco, 95

LEV Jardim do Vale – Av. Lafayete Benedito Briant, 263

LEV Vila Garcia – Est. da Servidão, 100 (atrás do Centro Comunitário)

LEV Parque Meia-Lua – Av. José Maria Salgado. 101

LEV Jardim Paraíso – Rua Guilherme Flessatti, 100

LEV Jardim Elza Maria – Rua Antônio Ferreira Rizzini, 750 (próximo ao Sesi)

LEV Parque Imperial – Av. Nurimar Fazzolari de Freitas, 105

Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 8h às 20h, com exceção do LEV Vila Garcia, com horário das 8h às 17h de segunda a sexta feira, aos sábados das 8h às 12h.

Supermercado Shibata: Av. Getúlio Dorneles Vargas, 1430 – Jardim Marcondes

Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 8h às 22h, e aos domingos, das 8h às 20h.

Kits

Os kits são distribuídos pela Seja Digital. Para informações, a população pode ligar gratuitamente no 147 ou entrar no site www.sejadigital.com.br/kit, consultar a possibilidade de receber um kit gratuito, além de poder agendar a retirada do kit. Além da plataforma online, os interessados podem procurar o Cadastro Único (Rua Juca de Azevedo, 11, centro) ou o Poupatempo (Av. Getúlio Dorneles Vargas, 1340) para mais informações e agendamentos.

(Marta Fernandes/PMJ – Foto: Cristina Reis/PMJ)