CMDCA: Especialista destaca importância da Conferência Municipal

Escutar áudio do texto

O Conselho Municipal da Criança e do Adolescente promoveu na tarde desta terça-feira (13) a 11ª Conferência Municipal da Criança e do Adolescente. O evento, realizado, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação, contou com as presenças da presidente do CMDCA, Maria Isabel da Silva Soares, do vice-prefeito Edgar Sasaki, representando o prefeito Izaias Santana, da assistente social Jurema Colassante, representando a secretária de Assistência Social, Patricia Juliani, entre outras autoridades.

O pedagogo social, Sergio Raposo Calixto, mediador da conferência, fez uma abordagem sobre as leis criadas com o objetivo de proteger as crianças e os adolescentes a partir do tema central “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento às Violências”. Segundo o especialista, a conferência é importante, mas não deve ser o único momento para as discussões de políticas públicas para essa faixa etária. “É preciso consolidar essa troca de informações. As discussões não podem ser restritas aos momentos de conferência”, destaca.

Ele aponta que temas como discriminação, bullyng e violência permeiam a realidade da sociedade em geral, mas é preciso ter uma atenção especial com crianças e adolescentes. “É necessário o monitoramento de leis e planos que visam à aplicação das políticas públicas para essa faixa etária. É preciso cuidar agora da criança e do adolescente para evitar que os problemas sejam maiores lá na frente”, alerta.

Para Calixto, incentivar a participação de adolescentes nas conferências também é fundamental para que os municípios possam avançar na construção de políticas públicas que contemplem o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Ele elogiou o projeto ‘Prefeito e Presidente da Câmara Mirins’, que faz parte do calendário anual da Prefeitura e Câmara de Jacareí.

Presente no evento, o presidente da Câmara Mirim 2018, o estudante de ensino médio Daniel Maris Andrade, 15 anos, confirma a opinião do especialista. “Quando fui eleito presidente da Câmara Mirim me interessei em saber mais sobre as leis, sobre a política. E acabei descobrindo mais sobre o CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente). Antes eu sabia apenas que existia esse conselho, mas não tinha noção de como funcionava”, comenta.

O estudante diz ainda que o “Grêmio Estudantil” da escola onde estuda também tem sido um recurso importante para despertar a consciência política e cidadã. “Vejo isso como uma necessidade. O próprio aluno buscando melhorias, não se acomodando com o que chega para ele”, pontua.

As discussões realizadas na Conferência vão compor um relatório que será de conhecimento não só dos conselhos municipais, mas também em nível estadual e federal, visando à construção de políticas públicas para crianças e adolescentes.

(Rosana Antunes/PMJ – Foto: Alex Brito/PMJ)