CMDCA e Prefeitura de Jacareí realizam Conferência Municipal da Criança e do Adolescente

O CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e a Prefeitura de Jacareí promoveram nesta quarta-feira (29), a XII Conferência Municipal da Criança e Adolescente, no Teatro Municipal Ariano Suassuna, no Complexo Educacional Paulo Freire (Av. Davi M. Lino, 3.595, Jardim Marcondes).

O evento teve como tema “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de COVID-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para a reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.

Várias autoridades estiveram presentes à conferência, como a presidente do CMDCA Lizandra Teodoro de Azevedo, a vice-prefeita Rosana Gravena, a secretária de Assistência Social Patrícia Juliani, a secretária municipal de Educação Maria Thereza Ferreira Cyrino, o promotor de Justiça Fausto Junqueira, a prefeita por um dia Isabela Aparecida Alves de Souza, e a  dirigente estadual de Ensino Thaianne Margarida Santiago Bernardino.

A programação contou  com várias apresentações, como da OSC “Viva Boa Vista”, do “Coletivo Palmares Resiste”, de um Diagnóstico da Situação de Crianças e Adolescentes no Município, do MC W5, Leitura e apresentação do Regimento Interno, além de Grupos de Debates por eixos da Conferência e Plenária de aprovação de propostas e delegados.

A presidente do CMDCA, Lisandra Teodoro de Azevedo,  destacou o ponto forte da conferência, que foi a participação dos adolescentes, “dando suas opiniões, e sendo ouvidos”. Para Lisandra, a partir este diagnóstico de hoje, serão feitos os encaminhamentos das políticas públicas”.

Já a secretária de Assistência Social, Patrícia Juliani, falou: “Hoje é um dia muito importante para todos nós. É dia de conferir se estamos atendendo as demandas das nossas crianças e adolescentes, propondo ações para continuar avançando na garantia e proteção. Ver esse espaço de discussão com a participação dos jovens, foi de fato, o momento mais relevante deste dia”, destacou.

Legenda – Evento contou com várias apresentações, durante todo o dia