CMDCA discute propostas em Conferência Livre

No dia 29 de junho, das 13h às 17h, no Educamais Centro, acontecerá a Conferência Livre dos Direitos da Criança e do Adolescente, promovida pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente).

O evento é o primeiro passo no levantamento de propostas para a XI Conferência Municipal, que acontecerá em novembro do ano que vem.

Como principal objetivo, a conferência garante a participação de crianças e adolescentes nas comissões organizadoras, a partir de eixos temáticos que favorecem o debate e dão voz aos principais impactados com as diretrizes tomadas.

Todos os municípios têm o prazo de maio a novembro deste ano para realizá-las, seguido pela estadual, de janeiro a julho do ano que vem.

A secretária de Assistência Social, Patrícia Juliani, comentou que “é muito importante contarmos com a participação de crianças e adolescentes, além de conselheiros, representantes do poder público, sociedade civil e sistema de garantia de direitos. Só assim, a partir desta união de ideias, poderemos de fato estabelecer prioridades que tragam bons resultados”.

Em abril do ano passado, representantes de 39 municípios da RMVale se reuniram no SEST-SENAT, para discutir todas as ações que serão desenvolvidas até a data da Conferência Nacional. Na ocasião, Cidinha Matos, diretora regional e responsável pelo encontro, afirmou que “a cada dois anos o conselho nacional prepara as regiões da RMVale para que ocorram as conferências municipais. Cabe a cada município, nessas reuniões futuras, chamar os interessados, tanto no civil quanto no poder público, para contribuir na discussão”.

Além de formular propostas que poderão subsidiar os debates na Conferência Municipal, serão eleitos o prefeito e presidente da Câmara por um dia, visando inserir os jovens no contexto político. Os eleitos acompanharão, durante um dia inteiro, as agendas dos respectivos profissionais e receberão, a título de premiação, o valor correspondente a um dia do salário.

(Victor Copola/PMJ )