Circuito Sesc de Artes chega a Jacareí com programação especial e gratuita  

Escutar áudio do texto

Por meio de espetáculos, intervenções, mediações de leitura e oficinas, o Circuito Sesc de Artes chega nas praças, ruas e parques das cidades levando uma programação gratuita nas áreas de música, dança, circo, teatro, cinema, literatura, artes visuais e tecnologias. 

Um dos roteiros com uma série de atrações vai passar pela cidade de Jacareí no sábado (18), a partir das 16h, e convida a população a desfrutar de uma programação diferente e vivenciar experiências únicas. 

Sobre o projeto – O Circuito Sesc de Artes é realizado pelo Sesc São Paulo em parceria com prefeituras municipais e sindicatos do comércio, serviços e turismo locais. O evento reúne apresentações artísticas distribuídas em seis finais de semana entre os dias 21 de outubro e 26 de novembro. Realizado desde 2008, o Circuito Sesc de Artes concentra suas atividades em espaços públicos – pontos de referência em cada município. 

A presente edição é fruto de uma curadoria coletiva, feita com as unidades do Sesc no estado, a escolha das atrações mostra um olhar atento para a diversidade e a representatividade. 

Programação – A música marca presença na edição 2023 do Circuito Sesc de Artes com apresentações da DJ Bia Sankofa, que pesquisa ritmos de origem africana como amapiano, kizomba, zouk e afrobeats, além de suas vertentes diaspóricas. Desde 2013, a DJ de Cidade Tiradentes, na zona leste de São Paulo, já divulgou sua discotecagem ritmada e engajada em diversos projetos de música experimental.  

Outra atração musical é a animada banda de metais e percussão Cornucópia Desvairada, que se inspira na diversidade cultural de São Paulo para mostrar um repertório instrumental de composições originais e versões próprias de canções clássicas da música brasileira. Ritmos como samba, coco, carimbó, forró, maracatu e axé convidam todos a entrar na dança, como numa grande celebração de carnaval.  

No espetáculo Nutar – Girando pelo fio do tempo, do Projeto Nutar, três artistas circenses de diferentes lugares da América Latina fazem uma apresentação em torno de um objeto antigo e muito popular: o pião. Produzida nos mais variados materiais, de sementes a metal, a peça tem lugar de destaque no espetáculo e serve como ponto de partida para reflexões sobre o tempo, a dança, o equilíbrio e as consequências geradas pela tecnologia no ato de brincar. Em cena, o trio mescla a arte do palhaço com jogos, brincadeiras e músicas populares.  

Da descoberta da câmara escura às máquinas de projetar filmes, a vivência Cine Película conduz os participantes pela história dos aparelhos que levaram ao surgimento do cinema. O público é convidado a manipular brinquedos ópticos como o taumatrópio, o flipbook e o zootrópio, invenções do século XIX que permitiam obter efeitos de imagens em movimento. A última parada apresenta as câmeras e películas cinematográficas, além de um projetor elétrico em funcionamento.  

 Já na oficina Bonecos de corda, as integrantes do grupo Fio da Meada equipadas com cordas de sisal, algodão e poliéster, feltro, lãs coloridas, pompons, tecidos de chita, barbantes e miçangas, entre outros materiais – propõem a confecção de bonecos divertidos. A partir de uma atividade lúdica que estimula a imaginação, os brinquedos se personalizam por meio de detalhes como uma saia enfeitada, um rabo de sereia, um chapéu de bruxinha ou um rosto desenhado com canetinha.  

A Cia. Volta e Meia propõe na atividade Pé de histórias, uma mediação de leitura e contação de histórias. Em seguida, os participantes são convidados a vivenciar o enredo, ouvindo sons descritos no livro ou se movimentando como os personagens, abrindo espaço para a imaginação, o diálogo e a diversão.  

CENTRAL DE RELACIONAMENTO ITINERANTE  

Durante as ações do Circuito Sesc de Artes, será disponibilizada a Central de Relacionamento Itinerante, onde o público prioritário do Sesc – trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo – terá a oportunidade de realizar pela primeira vez, ou renovar, a Credencial Plena, e inserir seus familiares como dependentes. Relação de documentos necessários em sescsp.org.br/credencialplena.  

Serviço:  

Programação completa disponível em www.sescsp.org.br/circuitosescdeartes.  

Jacareí, 18 de novembro, sábado, das 16h às 20h.  

Parque da Cidade – Av. Engenheiro Davi Monteiro Lino, 489 – Centro, Jacareí.  


 Legenda: Divulgação/ Circuito Sesc de Artes